Bahia registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol; homem de 56 anos morre em Feira de Santana

Redação/BAHIA DIA A DIA - 03/10/2025 - 11:27
Link

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta sexta-feira (3) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. A vítima, um homem de 56 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, no último domingo (28) e morreu na madrugada desta sexta.

De acordo com o Ministério da Saúde, até quinta-feira (2) o Brasil já havia contabilizado 59 notificações relacionadas ao consumo de bebidas adulteradas com metanol. Destas, 11 tiveram confirmação laboratorial. Os registros estão concentrados em São Paulo (53 casos), Pernambuco (5) e Distrito Federal (1).

O metanol, usado industrialmente em solventes e produtos químicos, é altamente tóxico quando ingerido. No organismo, pode causar lesões no fígado, cérebro e nervo óptico, resultando em cegueira, falência de órgãos, coma e até morte.

Diante do cenário, a Sesab orientou unidades de saúde públicas e privadas a redobrarem a atenção para casos clínicos compatíveis e comunicarem imediatamente quaisquer suspeitas, permitindo investigação rápida e medidas preventivas.

O Procon de Feira de Santana também emitiu alerta à população sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo o superintendente Maurício de Carvalho, sinais como preços muito abaixo do mercado, embalagens malfeitas, rótulos com erros, lacres violados e ausência de nota fiscal devem servir de alerta para evitar riscos de intoxicação.

MAIS NOTÍCIAS