Em ritmo de campanha eleitoral, vários candidatos ao parlamento prestigiaram a 12ª edição da Festa do Café, que aconteceu de sexta (24) a domingo (26), no município de Itabela, com o objetivo de angariar votos para as eleições 2018. Uldurico Júnior (PPL), Larissa Oliveira (PSD), Cordélia Torres (PMB), Adolfo Viana (PSDB), Ângela Sousa (PSD), foram alguns dos políticos que estiveram presentes na programação do evento.
Acompanhado do prefeito Luciano Francisqueto (PRB), o deputado federal e candidato à reeleição, Uldurico Júnior prestigiou a abertura do evento no Rotary Club, onde aproveitou para visitar os stands e cumprimentar os eleitores. Ele também acompanhou shows festivos que aconteceram no sábado (25).
A advogada e ex-secretária de Assistência Social de Eunápolis, Larissa Oliveira, que tenta uma cadeira como deputada estadual, também participou da abertura da Festa do Café, na noite de sexta-feira (24). Acompanhada da prefeita de Guaratinga Christine Pinto, vereadores e secretários municipais de Eunápolis e Guaratinga, Larissa, parabenizou o evento.
“Quero parabenizar o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela pela realização deste grandioso evento em nossa região, e parabenizar também todos os seus apoiadores, em especial a Prefeitura de Itabela na pessoa do prefeito Luciano Francisqueto. A festa mais uma vez está um sucesso”, disse Larissa Oliveira.
Apoiada pelos ex-prefeitos de Itabela, Júnior Dapé e Osvaldo Caribé, e ex-prefeito de Eunápolis, Paulo Dapé, a candidata à deputada estadual Cordélia Torres visitou os stands e programação da Festa do Café no Rotary Club, no sábado (25). Ela estava acompanhada também do candidato a deputado federal Adolfo Viana, com quem aproveitou a oportunidade para angariar votos.
Outra que passou pelo evento, foi a deputada estadual e pré-candidata a releição, Ângela Sousa, que esteve acompanhada do presidente da casa legislativa de Itabela, Alex Vieira e correligionários.
Já que no período eleitoral toda oportunidade é usada em prol da conquista de votos, a Festa do Café não deve fugiu à regra de atrair diversos candidatos que utilizaram o evento como palco político para suas campanhas eleitorais.
O nome da jovem advogada e ex-secretária de Assistência Social de Eunápolis, Larissa Oliveira, foi homologado como candidata a disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa da Bahia pelo PSD - Partido Social Democrático.
O PSD realizou sua convenção estadual na manhã deste sábado, 04/08, no Parque de Exposições de Salvador, junto também à convenção do PT e partidos aliados que apoiam a candidatura à reeleição de Rui Costa a governador da Bahia, contando com a participação dos candidatos da chapa majoritária, candidatos de toda a coligação e suas principais lideranças, entre elas, o presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar.
Na caravana do Extremo Sul, que apoia a candidatura de Larissa Oliveira a deputada estadual, lideranças como os prefeitos de Eunápolis Robério Oliveira, a prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira, a prefeita de Guaratinga Cristine Pinto, prefeita de Jucuruçu Uberlândia Pereira, prefeito de Alcobaça Léo Brito, vice-prefeito de Itamaraju Tea, vereadores de Eunápolis, Porto Seguro e toda a região, fizeram parte do grande evento.
Fortalecimento do Extremo Sul - Natural de Eunápolis e filha das mais importantes lideranças políticas da região - Robério e Cláudia Oliveira - Larissa Oliveira vê sua candidatura nascer fortalecida, com o apoio do presidente estadual do partido Otto Alencar, do candidato a governador Rui Costa e de importantes lideranças de todo o Extremo Sul da Bahia, se configurando como a mais promissora campanha da região à Assembleia Legislativa.
A união entre o prefeito Luciano Francisqueto e o vice-prefeito Gedalvo Matos, ambos do PRB, vem fortalecendo cada dia mais a gestão de Itabela. Durante seus discursos nos eventos políticos, o vice-prefeito deixa claro para a população que a união com Francisqueto vem fazendo a diferença nas ações do executivo.
"Eu fui eleito nessa gestão para ser vice e estou fazendo de fato o meu papel, dando apoio a Luciano. Não quero ser o prefeito, quero continuar ao lado dele, sendo seu vice, fortalecendo cada vez mais a gestão ", frisa Gil, como é mais conhecido o vice-prefeito, durante seus discursos.
Os pronunciamentos, dão fim a muitas especulações sobre o rompimento entre o prefeito e vice, que circularam pelo município durante o início do mandato.
O grupo político da gestão comemora a parceria, tanto de trabalho, quanto de partido, que vem somando. A união reflete também, em resultados positivos para a administração, que tem tido uma avaliação positiva em comparação às outras gestões da região.
Lideranças, vereadores e secretariados municipais participaram de um café da manhã, nesta quinta-feira (5), para recepcionar o deputado estadual, Augusto Castro, e o federal Jutahy Magalhães Jr, ambos do PSDB, e comitiva.
Ex-ministro, Juthay, que é atualmente pré-candidato ao senado, agradeceu a receptividade e disse que possui emendas em Itabela. “Uma feliz coincidência, quando eu era ministro, o prefeito era Ismael Francisqueto, que foi fazer uma reivindicação e nós atendemos a obra de calçamento e esgotamento dessa avenida principal de Itabela. Agora, nós tivemos a oportunidade de fazer um pleito para a área da saúde, e quem é o prefeito? Luciano Francisqueto, filho de Ismael.
Já o deputado estadual destacou que foi autor do pedido a Juthay de uma emenda para a saúde do município. “Pude contribuir, pedi a Jutahy, e hoje é uma realidade, o hospital recebeu esse recurso para compra de equipamentos e salvar vidas”, esclareceu Augusto Castro.
Representando o prefeito Luciano Francisqueto, que precisou viajar de última hora, o vice-prefeito recepcionou os deputados e falou a importância da visita deles a Itabela. “É um prazer receber esse povo aqui, é uma honra, um orgulho, ter pessoas preciosas que já tem trabalho prestado em nossa região, não é todo dia que que recebemos visitas de pessoas que vem provar o que já fizeram por nosso município”, comentou Gedalvo Matos.
Em nome dos secretários, a secretária de Saúde, Wádla Casiano, agradeceu aos deputados pela emenda. “Não poderíamos deixar de agradecer essa emenda no valor de R$ 350 mil que já está em conta e foi direcionada para compra de equipamentos do hospital e também para usuários do CAPS”, ressaltou.
Ainda estiveram presentes no evento os secretários Ednardo de Morais Oliveira, Christiany Coelho, Emília de Oliveira e Edgard Goularte, os vereadores Alex Vieira, Renato de Jesus, Giancarlos Malacarne e Pedro Dapé, o chefe de gabinete Altemar Santana, assessor especial de gabinete, Tayllan Araújo, entre outros servidores públicos e imprensa.
Em um áudio viralizado nas redes sociais, o prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB), afirma várias vezes que não vai fugir das suas responsabilidades como gestor. “Não vou correr de problema, o povo me elegeu para resolver as dificuldades da nossa cidade”.
A fala do prefeito, em tom de desabafo, ocorreu após receber críticas de grupos políticos devido aos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram a região. Francisqueto usou o exemplo a Rua Dr. Talma Sampaio, onde fica a Casa dos Idosos, que é um problema antigo por ser um dos pontos mais críticos de alagamento do município. “Esse problema não é da minha gestão, têm mais de 20 anos que o asilo alaga e eu vou resolver, as máquinas estão lá e vão consertar”, destacou.
Durante o áudio de quase quatro minutos, o prefeito lista por diversas vezes as melhorias que vem desenvolvendo na sua gestão. “Pagamento em dia, bairro Francisqueto 70% calçado, vou inaugurar em breve a extensão da Policlínica em Montinho e a reforma da Assistência Social, cinco ambulâncias e um SAMU chegando”.
O prefeito ainda fez um comparativo do cenário político atual com o passado. “Esse discursinho de conversa bonita e tapinha nas costas não engana mais eleitor não, o negócio agora é resolver as dificuldades”, finalizou o prefeito.
Um dos responsáveis pelo projeto que trouxe a empresa Veracel Celulose para o extremo sul baiano, o engenheiro Pedro Vailant se arrisca atualmente no campo político com o lançamento da sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições 2018 pelo Partido Patriotas. Vailant concedeu uma entrevista ao BAHIA DIA A DIA, na tarde do último sábado (02), quando respondeu perguntas sobre sua vida pessoal, trajetória profissional e o novo desafio da política.
Pedro Vailant chegou ao extremo sul baiano no final de 1991 para implantar um projeto de desenvolvimento que deu origem a Veracel Celulose, uma das empresas mais reconhecidas da região. “Eu vim com um sonho debaixo do braço, que era implantar projeto de desenvolvimento para a região devido a sua potencialidade, como exemplo a economia das serrarias. Trouxemos investimento de bilhões de dólares, que nunca houve desse porte na Bahia nos últimos 25 anos, que é a Veracel Celulose”, esclareceu Vailant.
O pré-candidato contou que amigos o impulsionaram a tomar a decisão de se arriscar na carreira política. “A primeira opção era expulsá-los da minha casa, mas eu estaria contrariando meu próprio discurso. Hoje existe uma condição objetiva para homens de bem contribuírem para a sociedade que vivem, então foi por isso que entrei na política, pois hoje existe condição para a gente mudar esse quadro”, destacou Vailant em outro trecho da entrevista.
Vailant finalizou a entrevista afirmando que “temos que entender que o Brasil está num momento que podemos cair no buraco ou fazer o caminho oposto, e nós cidadãos precisamos participar, ficar indignado com certas atitudes, mas fora de casa. Queria conclamar a todos para entender e tomar atitude de acordo com sua convicção de participar. Estou colocando meu nome no Patriotas como deputado estadual, e conto com a compreensão e apoio de vocês”.
O jovem Neto Carletto, de 22 anos, deve mesmo concorrer a uma vaga ao congresso nacional, nas eleições deste ano. A cogitação tem ganhado força e virado pauta nos bastidores da política, sendo um forte nome para a região sul e extremo sul da Bahia.
Neto têm participado de diversas ações políticas e caminhadas ao lado do seu tio, o deputado federal, Ronaldo Carletto (PP). Ele também tem conquistado o apoio de diversas lideranças políticas, vereadores, prefeitos e ex-gestores de vários municípios da Bahia. Além disso, o jovem tem o aval de nomes influentes na política, como o seu tio, além de ter uma ligação direta com o governado Rui Costa e o vice-governador, João Leão (PP), além de outros nomes influentes na política.
Atual presidente do PP jovem da Bahia, Neto tem feito um trabalho social intenso voltado à juventude e, com isso tem conquistado espaço, confiança e tornou-se uma grande aposta do seu grupo na região.
Em recente palestra em um município do extremo sul da Bahia, Neto Carletto reafirmou que tem forças e condições para disputar uma vaga na Assembleia ou na Câmara Federal.
Apesar de não ter confirmado a possibilidade, ele garante que tem o apoio de mais de 50 prefeitos da Bahia. Diante de todo cenário a seu favor, Neto Carletto surge como um forte candidato a frente do seus opositores e, com grande possibilidade de ser eleito no pleito que se aproxima.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens, entre janeiro e abril deste ano, no valor de R$ 12.393.546,00, de 12 réus, entre eles dos deputados estaduais Ângela Sousa e Carlos Ubaldino (ambos do PSD), dos ex-prefeitos Raimundo de Almeida Carvalho (PDT) de Mairi e José Bonifácio Marques Dourado (PT) de Ruy Barbosa e outros agentes públicos envolvidos em fraude a licitações e desvio de recursos no município de Buerarema (BA), a 450 km de Salvador.
A ação foi originada a partir das investigações do MPF e da Polícia Federal na Operação Águia de Haia, que teria desviado R$ 43,1 milhões do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), relacionado ao pregão, realizado em 2011, para contratação de serviços educacionais voltados à implantação e utilização de tecnologias de informação para a Secretaria de Educação e unidades escolares do município.
O MPF requer o ressarcimento dos valores desviados, a condenação de todos os réus por fraude a licitação, às penas previstas no art. 90 da Lei 8.666/93, e desvio de verbas públicas, nas penas do art. 1º, I, do Decreto-Lei 201/67, exceto Astor Vieira Júnior e Rogere Sousa Magalhães, que respondem apenas pelo crime licitatório.
Apesar de constarem na ação, os deputados estaduais Ângela Sousa e Carlos Ubaldino não foram denunciados por conta do foro privilegiado que possuem frente ao Ministério Público Federal de Ilhéus e só podem ser incluídos pela Procuradoria Regional da República e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
O Partido Republicano Brasileiro promoveu um encontro de lideranças políticas filiadas do extremo sul baiano no último sábado (26), no Hotel Lords, no município de Teixeira de Freitas. O evento reuniu diversos políticos, como a deputada federal e presidente do PRB Bahia, Tia Eron, o deputado estadual José de Arimateia o vice-prefeito de Itabela, Gedalvo Matos, principal concorrente à presidência do PRB em Guaratinga, Sária Mota, entre outras lideranças.
Durante o evento foram traçadas estratégias do PRB para as próximas eleições, que acontecem em outubro de 2018, além de um balanço sobre as ações que o partido vem desenvolvendo na região e integração dos membros do PRB no extremo sul baiano.
O vice-prefeito Gedalvo Matos agradeceu a Tia Eron pela emenda destinada a Itabela no ano passado. “Agradeço a Tia Eron pela emenda no valor de quase R$ 900 mil para Itabela, no ano passado, para pavimentação asfáltica de várias ruas do município, isso mostra o compromisso dela com os municípios da região”, ressaltou.
Apontado como principal nome a ocupar a presidência do PRB em Guaratinga, Sária Mota, esclareceu como será seu trabalho frente ao partido caso a previsão se confirme. “Acredito que será um grande desafio, mas eu gosto de coisas novas e da política na sua essência, que é buscar o bem-estar para a sociedade. Então conversei muito com Tia Eron sobre as demandas que ela já destinou para Guaratinga e projetos que poderemos desenvolver no município futuramente”, salientou.
O evento ainda contou com a presença de prefeitos, vereadores, presidentes municipais, pré-candidatos e filiados do partido dos municípios da região.
O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB), reafirmou seu compromisso político com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), durante a visita do petista a Eunápolis na manhã deste sábado (21), quando assinou ordens de serviço de obras no município.
Francisqueto falou da importância da presença de Rui Costa do extremo sul baiano e reafirmou seu apoio político “O governador representa nossa Bahia, é um homem do trabalho, e hoje estou dando nosso apoio, a nossa cidade fechando compromisso com Rui Costa”, destacou o prefeito.
O governador falou sobre a possibilidade de visita e projetos para Itabela. “Nós temos ações em todos os municípios da Bahia, vamos trabalhar mais à medida que vamos ficando mais próximo, as coisas andam mais rápido, vamos trabalhar com certeza para agendar uma visita ao município”, ressaltou o governador, que foi convidado pelo prefeito Luciano Francisqueto a estar presente no aniversário de Itabela, comemorado em 14 de junho.
Na oportunidade, Francisqueto entregou nas mãos do governador algumas solicitações feitas pelo Consorcio do Descobrimento - CONDESC e um pedido de reestruturação do Mercado Municipal de Itabela, por meio de uma solicitação do deputado Federal Ronaldo Carletto (PP), no valor de R$ 500 mil.
VISITA EM EUNÁPOLIS
Durante o evento, o governador assinou a ordem de serviço para o início do asfaltamento de seis quilômetros da estrada que liga a sede de Eunápolis ao distrito da Colônia, a implantação de um sistema de abastecimento de água em localidades da zona Rural do município, entrega de um equipamento de um arco cirúrgico para o Hospital Regional e um veículo de transporte de equipe do programa Saúde da Família.
O evento reuniu autoridades políticas como o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), senador Otto Alencar (PSD), deputado federal Ronaldo Carletto (PP), presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel (PSD), entre diversos prefeitos da região, como a prefeita de Guaratinga, Christine Pinto (PSD) e a prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Carmo (PSD).