Veracel fortalece a agricultura familiar com rodada de negócios e participação em evento gastronômico
Durante o Festival Esquina do Mundo 2023, empresa apoiou as associações de agricultura familiar com a promoção de encontros com a rede hoteleira e de restantes locais para a projeção de futuros negócios

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 21/11/2023 - 13:08
Link

Na última sexta (17) foi finalizada a quinta edição do Festival Gastronômico Esquina do Mundo 2023, em Arraial D´Ajuda, Porto Seguro (Bahia). Com o apoio da Veracel e do SEBRAE, o evento foi também uma oportunidade para uma rodada de negócios entre compradores da rede hoteleira, bares, restaurantes e de barracas de praia com associações de agricultores familiares do Sul da Bahia. 

A rodada de negócios teve início com visitas presenciais dos potenciais compradores às associações das comunidades de agricultura familiar. Além disso, durante o festival em Arraial D'Ajuda, os produtores puderam comercializar seus produtos na mostra agroalimentar realizada nos últimos dois dias do evento.

O objetivo dessa iniciativa foi criar oportunidades para que as associações pudessem estabelecer novos canais de comercialização junto à cadeia de restaurantes das cidades de Eunápolis e Porto Seguro, além de demonstrar a qualidade de suas produções e fortalecer os laços entre a agricultura familiar e o setor gastronômico local.

O Festival Esquina do Mundo foi promovido pela ABRASEL Costa do Descobrimento (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), com a co-realização do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.

“A gastronomia é uma cadeia ampla, que impacta vários segmentos. Nesta parceria com a Veracel, priorizamos os produtores agroalimentares e o beneficiamento de pescados na Costa do Descobrimento, valorizando a produção local e incentivando a inclusão socioeconômica”, comenta o gerente do Sebrae Extremo Sul, Alex Brito. 

A iniciativa também foi aprovada pelos comerciantes, como destaca Bárbara Alves, do Gallo Deck, restaurante de Porto Seguro: “Uma de nossas maiores preocupações é buscar sempre matéria-prima fresca e de qualidade. A visita nos trouxe alegria e mais uma fonte fornecedora de insumos locais. O projeto, além de belíssimo, carrega o DNA regional e nutre o empreendedorismo feminino, tão necessário. Depois de termos visto o manejo dos mariscos respeitando todas as condições sanitárias, saímos de lá maravilhados e dispostos a negociações”, destaca Bárbara.

No encerramento do evento, os mariscos das Marisqueiras de Belmonte foram, inclusive, os ingredientes principais do prato de destaque, preparado pelo renomado chef Olivier Anquier. A abertura do Festival contou com a participação da chef Helena Rizzo e também de diversos chefs da gastronomia local e do CEO da Veracel Celulose, Caio Zanardo.

Os produtores que participaram da mostra agroalimentar comercializaram uma variedade de produtos, como frutas, verduras, hortaliças, mel, bolos, geleias, chips, cocadas, tortas e pães, entre outros itens cultivados e processados pelas comunidades.

“A rodada de negócios, juntamente com o Festival gastronômico, materializa uma importante sinergia entre a agricultura familiar e a gastronomia, provocando os consumidores a reconhecer o potencial e o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais e a qualidade de seus produtos”, comenta Izabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel. 

As associações envolvidas na rodada de negócios e na mostra agroalimentar do Festival foram a Associação das Catadoras de Mariscos de Belmonte; a AMPRA/Aprunve (Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos em Porto Seguro); a ASOAPE (Associação dos Apicultores de Eunápolis); a ASABAV (Associação do Baixa Verde); a ASAFAU (Associação de Agricultores Familiares da Fazenda Uberlândia); e a Associação de Agricultores 3 de julho, de Eunápolis.

Veja, a seguir, algumas imagens da rodada de negócios realizada junto às associações:

(Divulgação)(Divulgação)

Plataforma de Agricultura familiar da Veracel

As ações realizadas durante o Festival fazem parte das iniciativas vinculadas à plataforma de agricultura familiar que está sendo estruturada pela Veracel e que consolidará a gestão dos diversos projetos socioprodutivos desenvolvidos com as associações de agricultura familiar locais, seus parceiros, além dos principais resultados dessas comunidades.

A plataforma está sendo desenvolvida pela empresa em um ambiente virtual que abrigará todas as iniciativas desenvolvidas pela Veracel e por seus parceiros. O projeto, estruturado ao longo de três anos, irá sistematizar os principais indicadores sociais e econômicos e funcionará como uma rede para conectar os diversos atores envolvidos na agricultura familiar local, criando oportunidades de negócios e atraindo novas parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento local.

MAIS NOTÍCIAS