Projeto Pró-Catador beneficia 70 trabalhadores com capacitação e equipamentos em Eunápolis
Projeto viabilizado pelo Governo do Estado contou com apoio da Prefeitura de Eunápolis.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 29/07/2021 - 13:47
Link

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, aconteceu a culminância do programa "Pró-Catador". Com apoio da Prefeitura de Eunápolis, o projeto, viabilizado pelo Governo do Estado, proporcionou capacitação e equipamentos para os catadores de materiais recicláveis. A solenidade de finalização do programa ocorreu no galpão cedido pelo município para a categoria no último dia 13.

Quase 70 catadores que atuam na cidade receberam big bags com capacidade para 3 mil quilos, pares de luvas em látex, boné, uniforme e máscara com filtros. O grupo também recebeu diversos equipamentos para auxiliar na execução do trabalho, como prensas hidráulicas, balança eletrônica e carrinho elétrico.

Catadora Itânia Monteiro de Souza agradeceu pelos kits e equipamentos. (Foto: Divulgação)

“É muito bom, pois não tínhamos equipamentos. É muito importante receber esses equipamentos, os bags, as roupas, as luvas. Eu fico muito grata”, disse Itânia Monteiro de Souza, de 36 anos, que atua como catadora de materiais recicláveis há 23 anos.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flamarion Matos, o intuito da gestão é cuidar de gente. “Em nome da prefeita, nosso governo tem um olhar humanizado, tem o objetivo de cuidar das pessoas. É um projeto de todos, pois buscamos desenvolver e agregar valor ao trabalho dos catadores”, frisou o secretário.
Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flamarion Matos. (Foto: Divulgação)

Também esteve presente no evento o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davisson Magalhães, que disse que “esse trabalho não é só para catadores, mas para uma vida melhor dentro da cidade. Gostaria de parabenizar todos os catadores, pois através do lixo geramos emprego e renda. À medida que vai aperfeiçoando a coleta, tem ganho para a cooperativa”.

O evento contou ainda com a participação do secretário de Infraestrutura, Luiz Carilho, secretário de Serviços Públicos, Sandro Lopes, representantes do Governo do Estado e os catadores que participaram do programa.

MAIS NOTÍCIAS