Casa de idosos é interditada em Itabela; pacientes são removidos por equipes

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 09/04/2020 - 13:13
Link

A Prefeitura de Itabela por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária precisou interditar a Casa dos Idosos Giusepe Aras. Isso porque na madrugada desta quinta-feira (09), uma forte chuva atingiu a cidade e a força da água invadiu o local. Com o alagamento, os idosos precisaram ficar em cima das camas e a água cobriu todo o espaço do local. 

Ao tomar conhecimento do caso, equipes da prefeitura se mobilizaram desde as 3h da madrugada na tentativa de minimizar os danos. O pedido de interdição do local foi feito no início da manhã, a pedido do prefeito Luciano Francisqueto que entendeu que o local não estava apto para acomodar os pacientes. 

Prefeito Luciano Francisqueto disse que a remoção foi necessária devido à da saúde dos idosos. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

A força tarefa para a remoção dos idosos que ficaram ilhados, contou com uma ação conjunta envolvendo secretarias e voluntários. Foram usados micro ônibus, ambulâncias e uma viatura do Samu.

De acordo com o prefeito Luciano Francisqueto que acompanhou a remoção dos idosos pessoalmente, a ação foi necessária devido à da saúde dos idosos: “Baixamos o decreto para a interdição, pois seria uma irresponsabilidade da gestão manter eles aí. Vamos providenciar um local adequado, lá eles terão o cuidado que merecem”.

Remoção contou com uma ação conjunta envolvendo secretarias municipais. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA  A DIA)

Com a interdição, 34 idosos serão deslocado para a estrutura da creche Jovina Batista, onde está sendo preparado toda estrutura para as acomodações com camas, roupas limpas, material de higiene e alimentação. 

Além do alagamento, outro motivo que levou a interdição do local foi para evitar qualquer tipo de risco de contaminação por coronavírus nos idosos, visto que são grupo de risco. 

34 idosos serão deslocado para a estrutura da creche Jovina Batista. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

“Nosso objetivo aqui é manter o uso de EPI’s em todos os envolvidos protegendo com cuidado as pessoas que estão sendo transferidas contando com equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagens para dar segurança no transporte desses pacientes. Além do caso do alagamento nossa precaução é continuar com a prevenção protegendo os idosos do surto de coronavírus.” Frisou Wadla Cassiano, Secretaria municipal de saúde. 
 
O decreto com a interdição será publicado no diário oficial do município. 

SOBRE A CASA DOS IDOSOS

A problemática de alagamento do local é antiga por estar localizado em um terreno mais baixo, onde era um brejo. Esse problema já dura mais de 30 anos. A prefeitura já relizou diversas ações de limpeza dos bueiros e até uma drenagem com colocação de manilhas, mas mesmo assim o problema não foi resolvido.

Problemática de alagamento do local é antiga por estar localizado em um terreno mais baixo, onde era um brejo. (Foto: Divulgação)

A casa dos idosos Giuseppe Aras fica localizada na Rua Dr. Talma Sampaio no bairro Bandeirantes e é mantida pela Associação São João Batista.

Além da casa dos idosos, a associação é proprietária de outros imóveis na cidade. A casa dos idosos é mantida com recursos dos próprios idosos que conforme informações é de até um salário mínimo por idoso em média. Além disso, eles também recebem recursos através de convênios com o governo do estado.

MAIS NOTÍCIAS