´Não há motivos para alarde´, diz direção de hospital de Itabela
Paciente de 40 anos deu entrada na unidade com infecção respiratória.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 14/03/2020 - 13:11
Link

A direção do Hospital Frei Ricardo de Itabela informou na manhã deste sábado (14), sobre o caso de um paciente internado na unidade após apresentar um pequeno desconforto respiratório e que tem sito propagado com alarde em grupos no WhatsApp. A diretora da unidade, Lilian Sossai, tranquilizou a população e lembrou que o paciente não apresenta nenhum outro sintoma que agrega a doença Covid-19, causada pelo coronavírus. 

“De vários sintomas para se enquadrar em coronavírus, ele apresentava apenas um desconforto respiratório que pode ter sido causado pela inalação de algum produto tóxico. Não possui febre, nem tosse ou qualquer outro sintoma que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. De qualquer maneira, toda a equipe está preparada e estamos monitorando o caso. Não existe motivo para população se assustar”, disse ao BAHIA DIA A DIA

O paciente de 43 anos, do sexo masculino, deu entrada no Hospital Frei Ricardo apresentando uma infecção respiratória. Ele foi internado na manhã desta sexta-feira (13). Nos exames de sangue solicitado pelo médico de plantão foram apresentadas alterações nos leucócitos que correspondem à uma infecção. O paciente que é caminhoneiro, trabalha com distribuição de combustível e durante o trabalho não usava a proteção exigida. Após isso, ele apresentou o quadro, os médicos acreditam que pode se tratar de uma intoxicação. 

Mesmo sem a confirmação do diagnóstico, a equipe do hospital começou a fazer o uso de máscaras e álcool gel: “A medida do uso de máscaras e álcool gel é uma orientação do ministério da saúde, mesmo que na unidade não tenha sido apresentado nenhum caso que agregue ao vírus. É uma questão de prevenção”, disse a diretora do hospital. 

Procurado pelo BAHIA DIA A DIA, a assessoria de comunicação da prefeitura – ASCOM, disse que os meios de comunicação devem evitar a propagação de qualquer notícia sem a devida verificação: “A rápida disseminação do vírus tem causado alertas no mundo todo, mas os meios de comunicação deve ter um cuidado ao veicular qualquer informação sobre o caso. As notícias alarmantes sem fundamento podem gerar transtornos à população. A melhor solução é entrar em contato com a secretaria de saúde ou com a assessoria de comunicação da prefeitura que iremos esclarecer toda e qualquer dúvida”, finalizou. 

SOBRE O CORONAVÍRUS

Apesar dos alarmantes números de mortes, a taxa de letalidade do novo vírus não passa de 3%, menor do que a da SARS (8%) e da dengue (3,8%). Assim como nos casos de influenza, a recomendação para prevenir a contaminação por coronavírus é simples: cuidados básicos de higiene, como por exemplo, uma boa alimentação e higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel. Além disso, a chamada “etiqueta respiratória” que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar e sempre higienizar as mãos logo em seguida devem ser seguidas a todo momento.

Agência Brasil

Na Bahia, foi registrado 289 casos suspeitos de Covid-19 de janeiro até às 17h desta sexta-feira (13). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Desse total, sete casos foram confirmados, 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial.

MAIS NOTÍCIAS