Vigilância Sanitária de Eunápolis apreende mais de 4 toneladas de medicamentos armazenados ilegalmente

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 25/01/2023 - 15:05
Link

A Vigilância Sanitária de Eunápolis, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, apreendeu, no intervalo dos últimos dois meses, mais de 4 toneladas de remédios irregulares, desencadeando em uma das maiores ações de apreensão de medicamentos da Bahia.

Os auditores do órgão conseguiram apreender os produtos, que possivelmente seriam vendidos em farmácias do município, após receberem uma denúncia de armazenagem e transporte irregular. Nas empresas, que foram notificadas, os fiscais comprovaram a falta de autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do licenciamento da Vigilância Sanitária Municipal para armazenagem em trânsito ou transporte de medicamentos e produtos para a saúde.

(Divulgação)

Dentre os produtos apreendidos, estavam medicamentos sujeitos a controle especial, produtos destinados ao tratamento de hemodiálise e lentes para cirurgias de catarata. Os medicamentos seriam distribuídos não só no município, mas em toda a região.  

O diretor da Vigilância Sanitária de Eunápolis, Diego Souza Costa, ressaltou a seriedade com que a gestão municipal tem tratado o controle de medicamentos no município. “Alguns medicamentos estavam sendo transportados e armazenados sem qualquer controle de temperatura, em péssimas condições de higiene, comprometendo a qualidade e eficácia dos produtos, que colocariam em risco a saúde e até a vida dos pacientes”, enfatizou o diretor, que frisou também a atuação dos órgãos parceiros, como a Base Regional de Saúde, a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF-BA).

MAIS NOTÍCIAS