Itabela tem 12 contas rejeitadas pelo TCM de três ex-gestores
Dino Pereira, Júnior Dapé e Osvaldo Gomes Caribé tiveram marco nas ex-gestões por improbidade administrativa.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 10/07/2020 - 11:42
Link

Ao ter as contas de 2017 e 2018 aprovadas consecutivas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), o prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, fez um marco na história administrativa da cidade. Embora, o quesito transparência com os gastos públicos, nem sempre foi ponto positivo que o município carrega.

Não é de hoje que o município de Itabela tem as contas rejeitadas pelo TCM, por todo tipo de irregularidades, como a incapacidade de administração e o mal uso das verbas o que causou improbidade administrativa de três ex-gestores.
 
Desde a gestão do ex-prefeito, Bernadino Carmo de Souza, o Dino Pereira, nos anos 2001 a 2004. Segundo informações do site do TCM, na gestão de Dino as contas foram rejeitadas nos quatro anos de governo, o que tornou o ex-prefeito inelegível até hoje e até a perda do direito do voto.
 
Na gestão de Paulo Ernesto Pessanha da Silva, o Júnior Dapé, na primeira gestão de 2005 a 2008, os dois últimos anos da gestão tiveram as contas rejeitadas e nos dois primeiros anos, as contas aprovadas com ressalvas.
 
Quando Osvaldo Gomes Caribé foi prefeito de 2009 a 2012, apenas um ano de seu governo teve as contas aprovadas. Os outros três anos últimos, foram rejeitadas, que o tornou inelegível.
 
Já no segundo mandato de Junior Dapé, de 2013 a 2016, apenas um ano de gestão foi aprovado. Os outros três foram rejeitadas.
 
Após o término das gestões, todos os ex-gestores não puderam se candidatar. Pois devido a lei da ficha limpa, todos ficaram inelegíveis por oito anos.
 
CRONOLOGIA DAS CONTAS REJEITADAS:
 
De 2001 a 2004 - Bernadino Carmo de Souza “Dino Pereira"
Teve todas as quatros contas rejeitadas pelo TCM
 
De 2005 a 2008 -
Paulo Ernesto Pessanha da Silva " Júnior Dapé" Teve as primeiras duas contas da gestão aprovadas e as últimas duas rejeitadas pelo Tribunal
 
De 2009 a 2012 -
Osvaldo Gomes Caribé, teve apenas a primeira conta aprovadas e as três últimas reprovadas.
 
De 2013 a 2016- Na segunda gestão de Junior Dapé, teve a primeira conta aprovas e as três últimas rejeitadas.

Todas as informações podem ser consultadas direto no site do TCM. ( Clique aqui )

MAIS NOTÍCIAS