
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou nesta quinta-feira (22) qualquer possibilidade de substituir o governador Jerônimo Rodrigues na disputa pelo Governo da Bahia nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio 93 FM, de Jequié, Rui classificou como especulativas as informações que circularam nos últimos dias nos bastidores políticos e reafirmou que sua pré-candidatura está direcionada ao Senado da República.
“São matérias especulativas. Eu reafirmo aqui que a minha pré-candidatura é ao Senado da República pelo estado da Bahia”, declarou o ministro, encerrando as especulações sobre uma eventual mudança de estratégia eleitoral dentro do grupo governista.
Nos últimos dias, rumores sobre uma possível troca entre Rui e Jerônimo ganharam força no cenário político baiano, especialmente diante de levantamentos que apontam o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), liderando pesquisas de intenção de voto para o governo estadual. As especulações também foram impulsionadas por informações divulgadas pela CNN, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha de perto a conjuntura política na Bahia.
Segundo a emissora, Lula teria manifestado confiança na capacidade de crescimento eleitoral de Jerônimo Rodrigues, avaliando que o peso da máquina administrativa estadual pode ser determinante na disputa. Ainda assim, setores internos do PT baiano defendem que o nome de Rui Costa poderia ser uma alternativa para a cabeça de chapa, caso os índices de intenção de voto não apresentem evolução favorável ao atual governador.
Apesar das movimentações de bastidores, Jerônimo Rodrigues também tem reafirmado publicamente sua disposição de concorrer à reeleição. Em entrevista recente à revista Veja, o governador negou qualquer possibilidade de abrir mão da candidatura e declarou que seguirá na disputa pelo Palácio de Ondina.
Com as declarações de Rui Costa, o cenário oficial do grupo governista permanece, por ora, inalterado: Jerônimo como pré-candidato à reeleição para o Governo da Bahia e Rui Costa na corrida por uma vaga no Senado em 2026.
.gif)