
Uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas e possível cooptação de agentes públicos foi alvo da Operação Apito Final, deflagrada na manhã desta terça-feira (27) pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em ação integrada com a Polícia Federal, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia e a Polícia Militar.
A ação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Eunápolis, Ubaitaba e Porto Seguro, incluindo os distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Durante a ofensiva, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos que devem contribuir para o aprofundamento das investigações e identificação dos envolvidos.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), o grupo atuava de forma estruturada, com divisão de funções voltadas principalmente ao tráfico de entorpecentes, além de movimentação financeira, logística operacional e uso de estratégias para dificultar a identificação dos integrantes, como comunicações clandestinas e intermediação por terceiros.
As investigações também apontam indícios de cooptação de agentes públicos, com possível repasse de informações privilegiadas e interferências indevidas em órgãos institucionais para beneficiar a organização.