Prefeitura de Itabela inicia remoção de restos mortais do cemitério velho
Local desativado há mais de 20 anos será exumado para a construção de uma praça.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 28/01/2020 - 16:16
Link

Foi dado início na manhã desta terça-feira (28), a remoção de restos mortais do cemitério João Batista, localizado no bairro Bandeirantes, em Itabela. O trabalho é feito prefeitura de Itabela por meio da secretaria municipal de obras. O local conhecido como “Cemitério velho” foi o primeiro da cidade e está desativado e abandonado há mais de 20 anos. 

A prefeitura realizou um cadastro com os familiares por meio de um chamamento público em agosto de 2019. Com o cadastro, a prefeitura conseguiu as informações necessárias para facilitar a identificação.

Prefeitura de Itabela inicia remoção de restos mortais do cemitério velho. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

O trabalho de remoção conta com ajuda de maquinários e da equipe de uma funerária. A relocação dos restos mortais vai acontecer em uma sepulta conjunta no cemitério municipal Jardim da Saudade, localizado no bairro Irmã Dulce. As famílias que solicitarem os restos mortais de seus entes queridos também poderão enterrar em urnas separadas.

De acordo com o secretário de obras do município, Jenivaldo Cabral a remoção das restos mortais e a preparação do terreno vai durar cerca de 10 dias: “Será um trabalho por partes, bem delicado e respeitoso com os entes queridos e com os familiares também. Contamos com essa equipe fazer tudo da melhor forma e entregar o terreno pronto para a construção da praça”.

Prefeitura de Itabela inicia remoção de restos mortais do cemitério velho. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

A praça 

A segunda etapa do projeto será com a preparação do terreno para a construção da praça de lazer. A praça vai contar com quadra poliesportiva, parque infantil e academia ao ar livre. A obra será feita após o procedimento de uma licitação pública.

Praça vai contar com quadra poliesportiva, parque infantil e academia ao ar livre. (Foto: Divulgação)

O prefeito Luciano Francisqueto acompanhou o primeiro dia dos trabalhos: “ Hoje é um dia muito feliz e especial, pois representa um marco pra cidade. A desativação do cemitério velho e a construção de uma praça vai dar mais qualidade de vida aos moradores. Muitas outras melhorias ainda estão por vir”, afirmou o prefeito a equipe do Bahia dia a dia. 

Prefeito, Luciano Francisqueto disse que Praça representa um marco pra cidade. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

A prefeitura também confirmou o calçamento das duas ruas entorno o local, o que dará melhor acesso à quatro bairros populosos na cidade.

MAIS NOTÍCIAS