Governador sobrevoa cidades afetadas pela chuva: Ajudaremos na recuperação dos pontos necessários
Governador sobrevoa cidades afetadas pela chuva: Ajudaremos na recuperação dos pontos necessários

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 24/04/2023 - 21:09
Link

Com o objetivo de monitorar as áreas atingidas pelas fortes chuvas que caem, nos últimos dias, no Extremo Sul do estado, o governador Jerônimo Rodrigues sobrevoou os municípios de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cabrália, na tarde desta segunda-feira (24), ao lado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos.

“Sobrevoamos a região e vimos os estragos causados pelas fortes chuvas. Viemos prestar nossa solidariedade e fizemos o combinado de continuar juntos, nesse momento de emergência e depois para a recuperação dos pontos necessários, tanto na cidade quanto na zona rural”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. O governador informou ainda que a Conder, junto com a engenharia da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, vai elaborar o projeto para a recuperação da região.

(Foto: Divulgação)

O ministro Rui Costa destacou os desafios que o país e o mundo vêm enfrentando devido às mudanças climáticas, e o empenho do Governo Federal para acolher a população das regiões afetadas pelas chuvas em todo o Brasil, desde o início do ano. “Nosso trabalho é acolher, prestar solidariedade e fazer entregas importantes para estas localidades. Aqui na Bahia, os trabalhos emergenciais se tratam de tirar água de onde é possível, além de socorrer as famílias, com distribuição de colchões, mantimentos e a oferta de um lugar digno para as pessoas ficarem”, explicou o ministro da Casa Civil.

Rui salientou ainda que as famílias que não tiverem condições de voltar para suas casas deverão ter acesso ao aluguel social e, posteriormente, a Prefeitura – em parceira com o Estado e o Governo Federal – vai construir e entregar novas casas, como as que foram autorizadas nesta segunda (24), em Itabuna, para os moradores afetados pelas chuvas de 2021.

(Foto: Divulgação)

População atingida

Com base em informações recebidas das prefeituras locais, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta segunda (24), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado. Até o momento, são 16 desabrigados, 5.096 desalojados e 412 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre.

Os dados correspondem às ocorrências registradas em 24 municípios atingidos. Desses, quatro estão com decreto de Situação de Emergência (SE): Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte e Porto Seguro. As demais cidades afetadas pelas chuvas são: Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

Até a manhã desta segunda (24), a Sudec já enviou sete caminhões com donativos de kits humanitários para atender às populações, incluindo as comunidades indígenas, dos municípios que se encontram em situação de emergência. Ao todo, foram encaminhadas 26 toneladas de alimentos, oito mil litros de água mineral, mil colchões, mil cobertores e 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas.

Resgate de vítimas

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) permanece atuando nas regiões Sul e Extremo Sul. No domingo (23), 31 bombeiros da capital e interior continuaram no resgate de vítimas das áreas de risco na região de Santa Cruz Cabrália. Os militares também entregaram donativos às vítimas da chuva. Os moradores das regiões ainda estão recebendo auxílio no atendimento pré-hospitalar (APH).

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou seis ocorrências em rodovias baianas, em decorrência das chuvas que ocorrem desde 21 de abril de 2023. Deste total, dois pontos estão com tráfego em meia pista e outros quatro já foram totalmente liberados. Segue relação dos trechos de rodovias baianas e pontes que estão com tráfego em meia pista e/ou liberado:

TRECHOS COM TRÁFEGO EM MEIA PISTA:

Costa do Descobrimento

BA-283: Itabela – Guaratinga
1 – Houve um rompimento de bueiro na BA-283, entre Itabela e Guaratinga, durante as chuvas na madrugada da última sexta-feira (21/04). A passagem de veículos permanece sinalizada e em meia pista. Uma escavadeira hidráulica já está no local e o restante dos equipamentos chegarão na noite desta segunda (24). A previsão é de que os serviços sejam iniciados assim que houver condições de solo.

2 – Um rompimento de bueiro na BA-001, entre Belmonte e Santa Cruz Cabrália, também causou a formação de uma cratera. O trecho está sinalizado e o tráfego em meia pista. A previsão é de que os equipamentos sejam mobilizados para o local nesta terça-feira (25).

MAIS NOTÍCIAS