Prefeitura de Eunápolis reativa programa antitabagismo para oferecer assistência aos cidadãos nas UBSs

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 24/03/2023 - 14:04
Link

Após anos paralisado, a Prefeitura de Eunápolis reativou o Programa de Combate ao Tabagismo para oferecer assistência aos cidadãos que desejam abandonar o vício do cigarro. Os trabalhos iniciais ocorreram na quarta-feira (23), quando profissionais de saúde participaram de uma capacitação que abordou assuntos relacionados à dinâmica do programa, atendimento ao público-alvo, medicação, quantitativo e prescrição.

O treinamento, conduzido pela psicóloga Carol Noé, foi voltado para enfermeiros, odontólogos e médicos. “Nosso objetivo de capacitar os profissionais é para que eles consigam assistir usuários tabagistas que têm o desejo de cessar o vício através de toda assistência do programa, que visa contribuir para que usuários consigam de fato parar com o tabagismo”, frisou a psicóloga.

Prefeitura de Eunápolis reativa programa antitabagismo que estava paralisado há anos - (Foto: Divulgação)

A previsão é que o programa seja implantado no mês de abril, inicialmente, nas Unidades Básicas de Saúde Walda Moura (Alecrim I) e Waldenor Cordeiro (Alecrim II). No mês seguinte, os serviços serão ampliados para as unidades Isabel Araújo, Mário Meira e Rosa Neto.

“O intuito é reduzir a prevalência de fumantes no município, e, consequentemente, a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, oferecendo todo o suporte e cuidados necessários aos cidadãos que desejam abandonar o vício. Nosso objetivo é, em breve, ampliar o programa para todas as unidades de saúde de Eunápolis”, destacou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Luísa Oliveira.

Prefeitura de Eunápolis reativa programa antitabagismo que estava paralisado há anos - (Foto: Divulgação)

MAIS NOTÍCIAS