Corrida Rústica de Caraíva abre inscrições para prova que promete agitar vilarejo
Cenário paradisíaco atrai centenas de atletas entre profissionais e amadores nas corridas de 5 e 12 km, além da caminhada ecológica. Inscrições até 15 de agosto.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 14/05/2019 - 14:35
Link

Reduto de paz e tranquilidade, Caraíva vai ferver em pleno inverno. A cidade do extremo sul baiano recebe entre os dias 24 e 25 de agosto a 4ª Corrida Rústica Caraíva 2019, prova com limite máximo de 300 atletas e uma inédita premiação em dinheiro. As inscrições começaram no início de maio e seguem até 15 de agosto no site www.corridarusticacaraiva.com.br.

Assim como nas edições anteriores, a 4ª Corrida Rústica de Caraíva será disputada em três distâncias, todas com largada e chegada no Restaurante e Pousada Coco Brasil. As provas de 12 km e de 5 km acontecem no domingo, dia 25 de agosto, com largada única reunindo atletas de ambos os sexos, a partir das 7 horas. As inscrições variam de preço conforme a data em que serão realizadas e todos os participantes recebem o kit do atleta, composto por número de peito, alfinetes, camiseta, sacola de praia, toalha, eco copo, chip de cronometragem e medalha de participação.

Já a caminhada ecológica vai acontecer no sábado, dia 24, a partir das 14 horas. A inscrição será gratuita e os atletas não terão direito ao kit do atleta. “Ao contrário de uma corrida normal, vence a prova quem coletar mais lixo reciclável e não quem chegar em primeiro”, afirmou Gustavo Muniz, organizador do evento.

Os atuais campeões na prova de 12 km, Sandra Drago e Marcos da Silva Santana não perderam tempo e já confirmaram presença. “Sou apaixonada por Caraíva e correr aqui mais uma vez é uma honra. Fui diagnosticada com câncer de mama no ano passado, estou quase no fim do tratamento e por isso não sei se vai rolar pódio. Mas que vai rolar muita gratidão e alegria por estar correndo no meu lugar preferido no mundo, vai”, disse a tricampeã da Corrida Rústica de Caraíva, a professora de educação física em Teixeira de Freitas.

Repositor de supermercado, Marcos tem 30 anos e garante que está preparado para defender o título. “Comecei a correr em 2017 e a Corrida Rústica de Caraíva foi apenas a terceira prova que disputei. Eu estava confiante, com aquele friozinho na barriga, mas logo na largada a galera saiu a mil e eu pensei ‘não vai ser dessa vez’. Mas eu e meu parceiro que treina comigo, Isac Jesus, fomos passando um por um e terminamos em primeiro e segundo. Dessa vez sei que vai ser mais difícil, a galera da região está treinando muito e o Isac é o atual campeão dos 10 km de Porto Seguro, mas confio no meu potencial nas areias”, brincou Marcos.

A 4ª Corrida Rústica de Caraíva é uma prova com conceito sustentável, criada com o objetivo de fomentar a prática esportiva entre moradores da região e atrair público amante do esporte para desfrutar do turismo em um cenário paradisíaco. A prova cruza toda a vila, passa dentro da aldeia indígena Pataxó e segue rumo a praia. Nos trajetos de 5 e 12 km os atletas conseguem avistar o Monte Pascoal, importante marco da história do Brasil.

A organização profissional, a localização privilegiada que combina rio e mar e o formato da competição atraem atletas e aventureiros de todo o país. “Os atletas correm na areia, em estrada de barro, passam por uma aldeia indígena. O visual é lindo, não tem quem não se encante por isso”, disse a organizadora do evento Alethea Costa.

A vila de Caraíva se localiza no limite Norte do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral, em 1500. Com fundação estimada em 1537, Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil e ainda mantém um clima de roça. Com paisagens incríveis e praias de tirar o fôlego, a vila se localiza em uma área de proteção ambiental e histórica (APA), zona de reserva extrativista marinha (Resex) e zona de proteção rigorosa do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Não circulam carros pelo vilarejo, não existe asfalto. As ruas são de areia fofa e a energia elétrica existe apenas desde 2007. Caraíva é um distrito de Porto Seguro e fica distante 77 km da cidade. Para a capital Salvador a distância é de 770 km. Em 1999, toda a Costa do Descobrimento, foi declarada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

MAIS NOTÍCIAS