Itabela realiza Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Decenal de Educação (PME)

Redação/BAHIA DIA A DIA - 05/11/2025 - 10:23
Link

A Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (04), na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) 2015–2025. O encontro reuniu diretores, professores, gestores escolares, estudantes, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil em um amplo diálogo sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda precisam ser superados no sistema educacional itabelense.

O principal objetivo da audiência foi apresentar o Relatório Final do Plano Municipal de Educação e discutir as diretrizes que irão nortear a elaboração do novo PME para o próximo decênio. O Plano é um instrumento estratégico de gestão pública que estabelece metas, objetivos e ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino, à valorização dos profissionais da educação e à ampliação do acesso, desde a educação infantil até o ensino superior. 

c

A coordenadora do PME em Itabela, professora Guiomar Cândido, destacou a importância do momento: “Hoje vivemos um momento ímpar na educação de Itabela. Estamos encerrando dez anos do nosso primeiro Plano Municipal de Educação, com a proposta de construir o próximo, baseado no Plano Nacional de Educação. Alcançamos metas importantes e avançamos em diversos aspectos. O trabalho seguirá com compromisso e responsabilidade, pois Itabela vem desenvolvendo seu papel com seriedade”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Gutembergue Pellegrini, também ressaltou o sentimento de missão cumprida e o apoio da gestão municipal: “Sinto o dever cumprido. Agradeço imensamente ao prefeito Ricardo Flauzino pela confiança e parceria em todas as ações voltadas à educação. Estamos deixando um legado positivo, traçando novas metas para uma educação cada vez mais de qualidade. Agradeço a todos que contribuíram e reforço que este é apenas o início dos próximos dez anos de planejamento”, destacou.

Itabela realiza Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Decenal de Educação (PME)

Durante o evento, os Grupos de Trabalho (GTs) apresentaram oficialmente o relatório de avaliação, apontando as metas alcançadas, os desafios encontrados e as estratégias propostas para o novo ciclo. As discussões ocorreram ao longo de todo o dia, fortalecendo o compromisso coletivo com uma educação pública mais justa, participativa e eficiente.

Participaram do encontro o vice-prefeito José Sossai, representando o prefeito Ricardo Flauzino; a presidente da Câmara Municipal, Simone Sossai; os vereadores Gerson Silva e Ismael do Tempero; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Jorgley Santana; o coordenador da APLB, Ubiratã Herculano; o assessor especial de gabinete, Felipe Maciel; além de outros secretários municipais e representantes de instituições educacionais.

MAIS NOTÍCIAS