Lançado o 4º Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial dAjuda, Porto Seguro
 As inscrições para este ano já estão abertas, e seguem até o dia 21 de agosto

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 08/08/2022 - 20:33
Link

 Belas paisagens, relevância histórica e parte de um dos maiores polos de turismo do Brasil, a charmosa  Arraial dAjuda é procurada o ano inteiro. Entretanto, desde 2019 o visitante tem sido atraído para o local por mais uma razão: o Festival Gastronômico Esquina do Mundo.

 Leva esse nome pelo status multicultural da vila, lar de pessoas de muitas partes do Brasil e do mundo. A Gastronomia que já costumava ser um dos atrativos do local, há 4 anos tem sido cada vez mais estimulada com a chegada do Festival.

 As inscrições para este ano já estão abertas, e seguem até o dia 21 de agosto. São 5 categorias à escolha do restaurante: prato principal, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e sorvetes, e drinks. O tema 2022 é (O Campo encontra o Mar) promovendo o protagonismo da pesca, agricultura e pecuária regional.

 A cerimônia de lançamento do evento ocorreu no último dia 1º, no espaço Le Fantastique Monde de Benjamin, onde o conceito do evento foi apresentado por Rafael Braga, da Ori Brazil, responsável pelas ações de marketing do festival.

 Alex Di Pasquale, presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, celebrou o crescimento da entidade junto ao festival. Precisamos fortalecer a gastronomia e o turismo, assim o desenvolvimento acontece também nos estabelecimentos participantes. Por isso, contamos com importantes parceiros que apoiam o espírito empreendedor, pontuou.

 O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, destacou os resultados positivos das edições anteriores. Da Costa do Descobrimento à Costa das Baleias, os festivais têm proporcionado grandes números. Em Arraial d’Ajuda, chegamos ao alcance de 4,5 milhões pessoas nas redes sociais e R$4 milhões injetados na economia. Turismo, gastronomia e desenvolvimento estão sendo fortalecidos, pontuou.

 Rafael anunciou ainda a volta da Vila do Sabor, sucesso da primeira edição. A vila é onde acontece o intercâmbio entre festival e comunidade, com stands em espaço aberto onde estarão concentrados os demais eventos do  Festival, como Desafio Gastronômico, Cozinha Show e Cozinha Kids.

 Nanci Costa, Gerente do Senac, apresentou os chefs convidados confirmados para esta edição: Flávio Trombino do restaurante Xapuri, de Belo Horizonte, presença confirmada para o evento de abertura no dia 1º de novembro, e o chef Timoteo Domingos, O Rei do Cacto, confirmado para a cerimônia de encerramento.

 Segundo Nanci: Fazer parte dessa parceria é contribuir com o desenvolvimento turístico e cultural de Arraial dAjuda, e o SENAC, com todo o seu histórico na realização de festivais gastronômicos por todo o estado, não poderia ficar de fora. Um tema maravilhoso que promoverá não só o incremento de receitas e visibilidade para o destino e para os restaurantes, mas também o engajamento da comunidade com a agricultura familiar e os pequenos produtores que precisam ter novos canais de divulgação e venda dos seus negócios.

O Esquina do Mundo é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com correalização do Sebrae, Senac e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Conta ainda com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia (EGG) e TV Santa Cruz.

 AGENDA

4º Festival Gastronômico Esquina do Mundo (O Campo encontra o Mar)

Onde: Arraial dAjuda (Bahia)

Quando: 01 a 15 de novembro

Inscrições: 01 a 21 de agosto

Links: Inscrição e Regulamento

Mais informações: @festivalesquinadomundo (Instagram)

MAIS NOTÍCIAS