Veracel implementa sistema para controle de dados de pesquisa de melhoramento genético
A novidade garante mais assertividade no acompanhamento de dados de pesquisas genéticas para as futuras plantações de eucalipto da companhia.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 14/03/2022 - 07:23
Link

A Veracel Celulose continua avançando em transformação digital na fábrica e no campo. A empresa lançou uma ferramenta que digitaliza, compila e reúne em um sistema único de consultacentenas de planilhas com dados de estudos sobre melhoramento genético de clones de eucalipto. A ferramenta de mercado conhecida como LabWare ELP, implementada e configurada pela parceira LabWare garante ainda mais confiabilidade nos resultados e permite acompanhar de forma segura e assertiva toda a rastreabilidade dos dados de cada clone estudado pela área de melhoramento genético da Veracel .

O melhoramento genético é um processo de pesquisa fundamental para o setor de florestas plantadas. A partir do acompanhamento de milhares de clones de eucalipto de diversas variações genéticas e idades, serão dadas as recomendações sobre quais são ideais para o plantio, levando em consideração características de solo, clima, incidência de chuvas, resistência natural a pragas e doenças, entre diversos outros fatores que garantem a produtividade das plantações. A funcionalidade otimiza o tempo dos especialistas, aumenta a segurança dos dados, amplia a qualidade das informações tratadas e reduz as possibilidades de erros. “Ganhamos em agilidade e na garantia da integridade e da confiabilidade dos dados. Além de facilitar as recomendações de plantio geradas pela área”, destaca Rômulo Roberto Andronhuc, coordenador de Sistemas TI da Veracel.

“O projeto está em linha com a estratégia da Veracel de se tornar cada vez mais digital, ao mesmo tempo em que mantém a segurança da informação como prioridade”, complementa Carla da Costa Garcia, coordenadora de Melhoramento Genético da Veracel. “Com a nova ferramenta, temos uma centralização de dados que nos permite realizar conclusões das pesquisas de forma muito mais assertiva e por meio de processos mais dinâmicos e seguros. O que antigamente demandava horas diárias de tratamento de dados, agora fazemos em um clique”, conclui Carla.

A ferramenta foi implementada pela LabWare, em parceria com a Veracel, para configuração de suas regras de negócio. 

MAIS NOTÍCIAS