Cerca de 300 pessoas participam de ações em Itabela
Campanha busca prevenção e combate às mortes autoprovocadas.

Ascom - Prefeitura de Itabela - 20/09/2019 - 15:46
Link

No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos, conforme informação da Organização Mundial de Saúde. Com o objetivo de reduzir esse dado alarmante, a Prefeitura de Itabela, por intermédio das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, está realizando ao longo deste mês diversas ações voltadas ao Setembro Amarelo, que é uma campanha mundial de prevenção e combate às mortes autoprovocadas.

Na noite de quarta-feira (18), cerca de 300 pessoas – entre estudantes, profissionais da educação, servidores públicos e sociedade em geral – lotaram o auditório do Rotary Club para se conscientizarem sobre a temática, além de se tornarem multiplicadores da valorização da vida e promoção da saúde.

A programação foi aberta com uma dinâmica proposta pela psicóloga Milla Alves. Posteriormente, houve pronunciamentos da secretária de Saúde, Wádla Casiano, secretária de Educação, Christiany Coelho Grassi, secretária de Assistência Social, Kamily Vieira, coordenadora de Alta e Média Complexidade, Luana Bolleli, vice-prefeito Gedalvo Matos e do prefeito Luciano Francisqueto. O vereador Reinaldo Porto também esteve presente no evento.

A ação contou também com apresentação do grupo de teatro de Montinho, coordenado pelo Departamento de Cultura. O destaque do evento foi a palestra do psiquiatra Joaquim Zaqueu de Menezes, que abordou diversas informações sobre como ajudar as pessoas com pensamentos suicidas, além de outros assuntos relacionados ao tema.

“Gostaria de parabenizar a todos que estiveram envolvidos nesse evento, que foi de extrema importância para o nosso município. Tenho certeza que essas centenas de pessoas que estiveram presentes vão se tornar multiplicadores no combate ao suicídio e vamos conseguir diminuir esses casos no nosso município e no nosso país”, frisou o prefeito Luciano Francisqueto.

MAIS NOTÍCIAS