Guaratinga lidera ranking da saúde em atenção básica pela 3ª vez na Costa do Descobrimento
Município vem celebrando a liderança regional desde o final de 2021.

Ascom – Prefeitura de Guaratinga - 08/10/2022 - 11:11
Link

Com ações voltadas à atenção primária de saúde pública, Guaratinga manteve o primeiro lugar no ranking do Ministério da Saúde entre as cidades da Costa do Descobrimento no Previne Brasil, programa criado em 2019. Dentre os municípios do Extremo Sul da Bahia, Guaratinga também teve boa colocação levando a sexta posição no segundo quadrimestre de 2022.

A cidade vem celebrando a liderança regional no ranking pela terceira vez consecutiva desde o final de 2021. Em 2022, Guaratinga registrou a nota de 6.13 no primeiro quadrimestre e, agora, no segundo quadrimestre do ano chegou à marca de 7.60 de uma avaliação que vai até a nota 10. O município está à frente das cidades com mais de 100 mil habitantes no Extremo Sul da Bahia como Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

A avaliação acontece a cada quatro meses e a avaliação é feita a partir de um índice que soma sete indicadores. Entre eles, consultas de pré-natal, número de gestantes que fizeram exames de sífilis e HIV, atendimentos odontológicos, proporção de mulheres com coleta de citopatológicos, número de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Influenza tipo B e poliomielite, cobertura vacinal e cuidados com doentes crônicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, Guaratinga teve boas notas em diversos indicadores como: proporção de crianças de até um ano vacinadas, de consultas de pessoas hipertensas e diabéticas e a proporção de gestantes com consultas pré-natal, atendimento odontológico e coleta de citopatológicos.

“Fico muito feliz em saber que pela terceira vez nossa saúde é destaque na região. Isso prova que nossa gestão tem planejamento e compromisso com a saúde da população. Quero agradecer aos técnicos, enfermeiros e médicos que estão de segunda a sexta trabalhando argutamente para melhorar cada vez mais essa avaliação do Ministério da Saúde em nossa Guaratinga”, agradeceu a prefeita Marlene Dantas.

MAIS NOTÍCIAS