Transplante de órgãos suínos para humanos começará até 2025 no Brasil
O procedimento, conhecido como xenotransplante deve encurtar o tempo de espera de pacientes que aguardam por um transplante de coração.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 22/08/2022 - 16:10
Link

O primeiro transplante brasileiro de órgão suíno geneticamente modificado para o ser humano deve ocorrer até 2025, estimam pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O procedimento, conhecido como xenotransplante – quando envolve mais de uma espécie –, deve encurtar o tempo de espera de pacientes que aguardam por um transplante de coração, rim, pele e córnea e os gastos com tratamento.

O estudo da USP é pioneiro na América Latina. Há cinco anos, o professor emérito da Faculdade de Medicina (FM), Silvano Raia, coordena a pesquisa com suínos com a professora do Instituto de Biociências (IB) da USP, Mayana Zatz.

Estudos internacionais anteriores mostram que a espécie é uma das mais compatíveis com o ser humano devido às semelhanças fisiológicas. A modificação genética pode reduzir consideravelmente os riscos de rejeição dos órgãos.

“O xenotransplante é um avanço. Nos últimos 20 anos, foram realizados 2 milhões de transplantes no mundo. Houve um aumento de demanda, mas não houve aumento proporcional da disponibilidade de órgãos. Então, há uma demanda reprimida, muitos morrem à espera de órgãos e os suínos se mostraram os mais adequados”, disse Raia, durante a cerimônia de assinatura do acordo.

Com informações do Bahia Notícias

MAIS NOTÍCIAS