Jerônimo tem mais de 80% de chance de vitória no 2º turno; ACM Neto, 18,6%
Chances foram calculadas com base em uma fórmula do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 14/10/2022 - 12:33
Link

Uma fórmula do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo jornal Folha de S.Paulo, apontou a probabilidade dos resultados no segundo turno das eleições deste ano. Assim como Lula (PT), o candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem grandes chances de ser eleito no próximo dia 30 de outubro.

A chance do petista bater o candidato do União Brasil, ACM Neto, no estado, é de 81,4%, segundo a fórmula da FGV-SP. O ex-prefeito de Salvador, por sua vez, tem 18,6% de chances de sair vitorioso das eleições.

No cenário nacional, Lula apresentou 76,7% de chances, enquanto Jair Bolsonaro (PL), tem uma chance de virada de 23,3%, segundo o levantamento.

Considerando o ano de 2018, por exemplo, o cálculo apontou corretamente o favorito em 13 dos 15 pleitos que foram para o segundo turno, incluindo o presidencial –os erros ocorreram em Roraima e Santa Catarina. O cálculo foi criado pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior. Com informações do Bahia.ba

MAIS NOTÍCIAS