Bolsonaro é multado em R$ 5 mil por fala durante passeio de moto em abril
A decisão foi tomada pelo TSE em uma ação do PT, que apontou a irregularidade na conduta de Bolsonaro

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 21/09/2022 - 15:28
Link

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (20), por 4 votos a 3, multar em R$ 5 mil o presidente Jair Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi tomada em uma ação do PT, que apontou a irregularidade na conduta de Bolsonaro no período de pré-campanha, em abril.

Ao TSE, o PT argumentou que “os eventos mencionados, apresentados como compromissos oficiais de Jair Messias Bolsonaro, na qualidade de chefe do Poder Executivo, serviram apenas de pretexto para mais um episódio de campanha eleitoral extemporânea”.

O ministro Ricardo Lewandowski abriu a divergência e entendeu que a conduta foi irregular porque o evento se caracterizou como eleitoral. “É um evento de grande impacto eleitoral, os números revelam isso. diante deste panorama, evoco que jurisprudência tem se posicionado no sentido de assentar a natureza eleitoral de eventos dessa natureza”, escreveu.

Bolsonaro participou de uma “motociata” em Cuiabá (MT) que terminou dentro de um templo religioso, com lançamento da Marcha para Jesus do estado. Também esteve no Culto por Ocasião da 45ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Com informações do Bahia.ba

MAIS NOTÍCIAS