Manchas de óleo chegam as praias de Arraial D´Ajuda e Trancoso
Cerca de 200kg foram retirado das praias, diz prefeitura.

com informações do G1 BAHIA - 31/10/2019 - 20:57
Link

As manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia chegaram à cidade de Porto Seguro nesta quinta-feira (31). As praias atingidas ficam nos distritos de Arraial D'Ajuda e Trancoso – dois dos destinos turísticos mais procurados do estado.

As manchas foram identificadas por pescadores e moradores da região, e confirmadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro. 

O distrito que tem mais praias atingidas é Arraial D'Ajuda: três locais – praia do Mucugê, de Pitinga e de Taípe. Em Trancoso, a aparição foi de pequenas porções de fragmentos do óleo.

Confira na íntegra a nota oficial da prefeitura de Porto Seguro:

Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura de Porto Seguro informa que na tarde desta quinta-feira (31/10) foram encontrados em três praias do município fragmentos oriundos das manchas de óleo que vem acometendo o litoral do Nordeste.

O material recolhido – cerca de 200kg - está adequadamente acondicionado para análise e será encaminhado ao depósito de destinação previamente definido. Seguimos em total estado de alerta, preparados para minimizar os efeitos da chegada das manchas de óleo que possam ocorrer nas praias do município.

Entre as providências já adotadas estão a aquisição de equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual), preparação de quadro fixo de servidores municipais e o cadastro de cerca de 500 voluntários para atuarem na limpeza de eventuais manchas que possam chegar às praias do nosso litoral.

Reforçamos que apenas trës praias foram parcialmente atingidas, dentre os nossos 80km de litoral e que foram prontamente limpas. Continuamos monitorando toda a costa do nosso município, com captação de imagens aéreas e de solo diuturnamente, com uso de lanchas e que contamos ainda com apoio da Marinha do Brasil e dos órgãos ambientais no sentido de oferecer respostas rápidas às possíveis novas ocorrências em nossas praias.

MAIS NOTÍCIAS