Ação “Campo Limpo” recolhe embalagens de defensivos agrícolas até esta quarta-feira, em Itabela
Ação visa recolher embalagens que oferecem riscos de contaminação à natureza

Redação/BAHIA DIA A DIA - 08/08/2017 - 11:54
Link

Em Itabela, a previsão é que sejam recolham cinco caminhões cheios de embalagens.

Com o objetivo de recolher embalagens de defensivos agrícolas vazias utilizadas por produtores rurais, acontece em Itabela a ação “Campo Limpo”, que iniciou nesta terça-feira (08) e segue até esta quarta-feira (09), visando o recebimento itinerante dessas embalagens que oferecem riscos de contaminação à natureza. 

A ação é promovida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul da Bahia (ARISBA) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, em parceria com a ADAB e prefeitura de Itabela, através das secretarias municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Obras.

Ação visa recolher embalagens que oferecem riscos de contaminação à natureza . (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

De acordo com a gerente do Projeto Campo Limpo em Ilhéus, Joerlane Aquino, a ação visa facilitar que os produtores entreguem as embalagens. “O recolhimento facilitará a destinação das embalagens dos produtos utilizados nas lavouras para um só local”, comentou. 

O secretário de Meio Ambiente, Ednardo de Morais, explicou o descarte correto da embalagem é importante para preservação da natureza. “Fazendo a devolução dos defensivos evita a contaminação na natureza  e com essa ação daremos a devido destinação a e esses materiais que além de não prejudicar o meio ambiente serão reciclados”, disse.

Ednardo de Morais, secretário municipal de Meio Ambiente e Edgar Goularte, secretário de Agricultura. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA) 
Já Edgar Goularte, secretário de Agricultura, falou que a ação é uma continuidade que já acontece nas propriedades rurais. “Lá é feita a tríplice lavagem pelo produtor e aqui é feito o recolhimento para dar a finalização para a reciclagem”, comentou.   

As embalagens recolhidas serão enviadas para uma associação em Ilhéus. Primeiro, é feito a triagem, depois as embalagens são levadas para uma indústria de reciclagem. Em Itabela, a previsão é que sejam recolham cinco caminhões cheios de embalagens.

Produtores deverão levar as notas fiscais das embalagens para dar baixa.

É importante frisar que todos os produtores deverão levar as notas fiscais para dar baixa. O ponto de coleta itinerante foi montado na sede do CRAS II, localizado na Avenida Porto Seguro, próximo ao cemitério velho. 

MAIS NOTÍCIAS