5 DICAS PARA UM VÍDEO CURRÍCULO PERFEITO
Decidimos listar 5 dicas para que você tenha um bom desempenho quando precisar produzir um desses.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 19/05/2022 - 11:08
Link

De uns tempos para cá uma prática não muito convencional vem sendo aplicada pelas empresas: vídeo currículo.

O conceito se resume basicamente em descrever sua personalidade e experiências profissionais através de uma gravação, em vez do bom e velho papel.

Pode parecer estranho, mas alguns especialistas de fato acreditam que o vídeo currículo traz benefícios para o empregador, que pode avaliar não só as características profissionais e pessoais do candidato mas também a postura, vestimenta e dicção antes mesmo da etapa de entrevista.

Pensando nesse conceito moderno cada vez mais comum, decidimos listar 5 dicas para que você tenha um bom desempenho quando precisar produzir um desses.

1. Mantenha postura
É claro que ficamos nervosos nessas situações. Quando temos uma entrevista ou dinâmica, o medo de errar toma conta de muitas pessoas. Mas não se esqueça: o currículo em vídeo é feito e enviado por você. Ou seja, há a possibilidade de repeti-lo quantas vezes for necessário.

Então mantenha a calma, grave quantas vezes precisar, procure ser profissional e objetivos para agregar informações para os avaliadores da empresa em questão.

2. Não subestime a qualidade do vídeo
Embora a ideia principal seja avaliar a sua pessoa, produzir um vídeo com qualidade é fundamental, principalmente para não passar a impressão de que você está sendo desleixado. Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. No mundo corporativo é assim que funciona na maioria das vezes.

Tente usar uma câmera de qualidade. Ultimamente todos os smartphones vem equipados com boas câmeras, então provavelmente não será uma tarefa difícil.

É claro que o vídeo deverá ser curto, afinal ele substituirá seu currículo (e nenhum currículo pode ser um caderno), mas caso queira ou seja necessário, faça uso de um bom editor de vídeo, para realizar cortes e transições de forma discretas.

3. Aparência conta muito
Pare para pensar: quais seriam as vantagens de substituir papéis com informações rápidas por diversos vídeos de candidatos para serem avaliados?

É claro que uma das intenções do vídeo currículo é antecipar o corte daqueles que não farão o perfil da empresa e chegar na etapa de entrevista de forma mais objetiva com os candidatos certos.

Então, mesmo que não seja a etapa de avaliação presencial, cuide de sua vestimenta e aparência. Verifique com antecedência se a empresa possui rigidez em relação a algumas peças e evite usar no dia de sua gravação.

4. Fale com propriedade
É impossível não dominar o tema do vídeo, porque o tema será você!

Os avaliadores pretendem entender mais sobre suas experiências profissionais, suas características que mais interessam para o ambiente de trabalho e etc.

Então fale de você sem medo de ser feliz!

5. Saiba com quem está falando
Que tal usar a estratégia do empregador?

Antecipe uma etapa da entrevista, pesquisando tudo o que encontrar sobre ela.

Pesquise sobre a empresa e as finalidades dela, esteja pronto para encaixar brevemente seu perfil nos afazeres reproduzidos por eles e mostre que teve interesse e disponibilidade para se dedicar ao vídeo.

O FUTURO TE ESPERA!


Mudanças são assustadoras, principalmente quando estamos em nossa zona de conforto.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho tem passado por mudanças drásticas.

Não é fácil, mas precisamos estar prontos para as mudanças que virão por aí. Não tenha medo de adaptar-se!

MAIS NOTÍCIAS