Jovens iniciam cursos de capacitação profissional na Veracel Celulose
Novas turmas do programa Jovem Aprendiz preparam jovens para o mercado de trabalho

Redação/BAHIA DIA A DIA - 07/05/2019 - 09:05
Link

Nesta segunda-feira, (06), 40 jovens aprendizes das turmas de 2019 do programa Jovem Aprendiz da Veracel participaram da aula inaugural dos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar em Fabricação de Fibra Celulósica. Eles foram selecionados entre mais de mil jovens que se inscreveram para as vagas oferecidas. Em março deste ano, outros 21 jovens concluíram o curso de Auxiliar em Fabricação de Fibra Celulósica.

A aluna do curso de Assistente Administrativo Kauana Silva Santos, de 20 anos, conta que a Veracel já fazia parte da sua história desde pequena quando participou do Projeto Sementinha na cidade de Itapebi. “Foi plantada uma sementinha em mim e agora estou aqui. Quero absorver o máximo de conhecimento e construir minha carreira na indústria”, afirmou animada.

Durante a cerimônia de início das turmas de 2019, o diretor presidente da empresa, Andreas Birmoser, falou sobre sua trajetória profissional e inspirou os alunos a se preparem para as oportunidades que podem ser oferecidas pela Veracel ou por outras empresas do país. Andreas reforçou também o papel da educação para o desenvolvimento da região. “Acreditamos no poder da educação e por isso investimos na qualificação e capacitação dos jovens”.

“É indescritível meu sentimento de fazer parte de uma empresa como essa no meu primeiro emprego”, destacou a jovem Ana Victoria. Ela se formou na turma de 2018 do curso de Auxiliar em Fabricação de Fibra Celulósica, concluído em abril e foi contratada pela Veracel como operadora trainee.

CURSO DE AUXILIAR DE FABRICAÇÃO DE FIBRA CELULÓSICA - Neste curso, os alunos conhecerão o processo produtivo de obtenção de celulose e darão auxílio na operação e no controle do processo industrial, seguindo todos os procedimentos operacionais, normas e técnicas de segurança, qualidade e ambientais. O aprendiz, após a qualificação, poderá atuar como operador em diversas etapas da produção, desde o tratamento da matéria-prima até a obtenção dos produtos finais, como a celulose branqueada. Ao longo do curso, os alunos associarão a teoria à prática do setor industrial, na fábrica da Veracel. O diferencial desta turma é que as aulas teóricas e práticas acontecerão integralmente na fábrica da Veracel.  “Como esses jovens serão futuramente profissionais inseridos no setor industrial, a integração da teoria com a prática na empresa vai acelerar o processo de aprendizado”, afirmou a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa, Dienane Brandão.

CURSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - A primeira fase deste curso acontecerá na sede do SENAI, em Eunápolis, e, posteriormente, as aulas práticas serão realizadas em áreas da Veracel. O assistente administrativo, depois de qualificado, pode atuar em diversos setores de diferentes empresas como: atendimento ao público, elaboração de documentos ou setor financeiro.
 

MAIS NOTÍCIAS