Prefeito Francisqueto decreta situação de emergência após forte temporal que atingiu Monte Pascoal
Prefeito, Luciano Francisqueto, determinou ainda a intensificação dos trabalhos nos locais mais afetados pelas chuvas para garantir a segurança das famílias afetadas.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 03/12/2021 - 17:51
Link

A Prefeitura de Itabela decretou Situação de Emergência de 60 dias, em função das fortes chuvas e ventos que atingiram o município, causando maiores danos no distrito de Monte Pascoal, no dia 29 de novembro. 

De acordo com a procuradora jurídica do município, drª Márcia Gomes da Costa, a decretação da situação de emergência segue às orientações da equipe da Defesa Civil do Governo do Estado que está em Monte Pascoal avaliando os danos causados pelo temporal. “Com a decretação do Estado de Emergência, o município poderá ter acesso a recursos financeiros estaduais e federais, com o objetivo de realizar compras emergenciais sem licitação e ultrapassando as metas fiscais previstas para custear ações para mitigar os danos causados pelas chuvas”, esclareceu a advogada.

Temporal com fortes ventos que atingiu o distrito de Monte Pascoal, causou o destelhamento de diversas residências. (Foto: Divulgação)
CAOS COMPLETO - O temporal com fortes ventos, chuvas e com a queda de granizo que atingiu o distrito de Monte Pascoal no último dia 29 de novembro, causou o destelhamento de residências; queda de árvores de grande porte sobre a rede elétrica e residências; interdição de ruas; destruição completa de algumas residências; e danos em prédios públicos.

Segundo um levantamento preliminar da Secretaria de Assistência Social do Município, só no distrito, 282 famílias foram afetadas, destas, cinco estão desabrigadas e 30 tiveram que ser desalojadas por estarem em um local de risco.

DANOS NA SEDE DO MUNICÍPIO – Ainda de acordo com o levantamento da Secretaria de Assistência Social, as chuvas fortes que atingiram o município no dia 27 de novembro já haviam afetado famílias nos bairros Bacia, Dapezão, Bandeirantes, Ventania, Irmã Dulce e Jaqueira. Nestes bairros um total de 26 famílias foram afetadas, destas, cinco tiveram que ser desalojadas. 

O prefeito, Luciano Francisqueto, determinou a intensificação dos trabalhos nos locais mais afetados pelas chuvas para garantir a segurança das famílias afetadas. “Todas as secretarias estão focadas em dar toda a assistência a essas famílias. Nossa prioridade é solucionar o quanto antes estas questões”,  concluiu o prefeito.

MAIS NOTÍCIAS