Guaratinga comemora 60 anos de emancipação política
A data é muito respeitada na cidade, pela história de lutas e vitórias de seu povo.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 31/08/2021 - 07:52
Link

O município de Guaratinga, comemora o aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira, 31 de agosto. A data é muito respeitada na cidade, pela história de lutas e vitórias de seu povo. O município surgiu graças à luta incessante dos produtores rurais, e com isso se transformou em uma cidade onde a agricultura despontou como um marco fundamental, especialmente o cultivo de cacau.

A pecuária de leite e corte alcançou um alto nível de crescimento, com o desenvolvimento e aplicação de modernas tecnologias. Também se destaca, na sua economia, a criação de gado de corte por grandes e pequenos produtores rurais. O município é o maior produtor de novilho precoce da região.

Guaratinga apresenta também um potencial extraordinário no setor mineral, com uma inesgotável reserva de pedras ornamentais (granito) de inúmeras variedades com destaque para a "Pedra do Oratório”, símbolo da cidade.

Com pouco mais de vinte e dois mil habitantes e situada a 700km da capital Baiana, Guaratinga, extremo sul da Bahia, é um lugar de gente alegre, simpática e hospitaleira, cercada de ricas belezas naturais e paisagens encantadoras.

Em 31 de agosto de 1961, através da Lei nº 1.466, o povoado obteve a sua emancipação, com território desmembrado do município de Porto Seguro. Sua instalação se deu no dia 7 de abril de 1963.

COMEMORAÇÕES - Hoje, as comemorações terão início com uma live solene na página da prefeitura de Guaratinga no Facebook a partir das 9h, transmitida diretamente do jardim da prefeitura, com hasteamento das bandeiras e apresentações culturais. Ainda pela manhã, terá a inauguração de letreiro turístico “Eu Amo Guaratinga”, na Avenida ACM, na entrada da cidade.

A noite a programação continua com a live comemorativa a partir das 19h no Facebook da prefeitura. O evento contará com apresentações musicais do Forró Arriba Saia, Jarley Rosa e participações especiais.

“É um grande orgulho promover uma festa tão bonita para comemorar seis décadas da nossa querida Guaratinga. Gostaria de convidar todos os guaratinguenses e moradores da região para compartilhar conosco desse evento festivo que ficará marcado na história da cidade. Parabéns a nossa querida cidade”, disse a prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas.

MAIS NOTÍCIAS