Mineração de areia silicosa impulsiona desenvolvimento socioeconômico de Belmonte
Estudos indicam que o distrito de Santa Maria Eterna é privilegiada com areia silicosa de alta pureza.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 09/07/2021 - 18:44
Link

Em meio à crise econômica instaurada no país nesse momento de pandemia, a atividade mineral tem contribuído para o avanço socioeconômico de diversas regiões do estado da Bahia. Na terça-feira (07), o prefeito de Belmonte, Bebeto Gama, juntamente com sua equipe de governo, participou de uma reunião com representantes das empresas com o propósito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do município. 

Com esse objetivo, a prefeitura busca parcerias junto ao Governo do Estado e a iniciativa privada para gerar oportunidades de novos negócios e a oferta de mais emprego e renda à comunidade de Santa Maria Eterna.  “Belmonte é referência em seu potencial mineral, em contrapartida, é importante buscar melhorias para a população. Aproveitar o diálogo com o setor público e privado faz parte das ações neste sentido”, revelou Gama.

Prefeito de Belmonte, Bebeto Gama, participou de uma reunião com representantes das empresas do ramo de mineração. (Foto: Divulgação)
O foco da reunião foi o aproveitamento econômico do grande acervo de jazida existente no distrito de Santa Maria Eterna. Para o aproveitamento econômico do mineral, grandes empreendimentos minero-industriais já estão instalados na região: Mineração  IBMG, Mineração Scheideger , Mineração Jundu, Mineração DelPiero, e Mineração Santa Inês.Prefeito de Belmonte, Bebeto Gama, participou de uma reunião com representantes das empresas do ramo de mineração. (Foto: Divulgação)
ALTA PUREZA - Estudos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, apontam que Santa Maria Eterna é privilegiada com areia silicosa de alta pureza, com especificações necessárias à fabricação de vidros planos transparentes e vidros especiais, podendo ainda, gerar como subproduto areia fina aplicável na indústria de cerâmica (cerâmicas branca e esmaltada). 

Areia silicosa de Santa Maria Eterna, em Belmonte. (Foto: Divulgação)
A areia silicosa de Santa Maria Eterna, em Belmonte, ainda pode ser utilizada na produção de silicato de sódio e na produção de tetracloreto de silício e seus derivados. Havendo compensação econômica, areias ainda mais puras poderão ser obtidas por separação magnética e/ou lixiviação ácida.

MAIS NOTÍCIAS