Fotos: Alex GonçalvesEvento teve a participação dos alunos da rede municipal e estadual de Itabela
Com o objetivo de estabelecer diálogos mais próximo com a comunidade, a Veracel Celulose , em parceria com o Instituto Mãe Terra (IMT) e parceiros, realizaram na manha desta sexta-feira (26), no Rotary Clube de Itabela, o Programa Ação & Cidadania.
Durante o evento que contou com a participação dos alunos da rede municipal e estadual, o público assistiu várias palestras, com temas como; Operações da empresa; prevenção de acidentes de trânsito; orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), planejamento familiar, atividades de educação ambiental e doação de Kit ambiental.
Palestras teve orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS)
Segundo Isabel Bianchi, especialista na área de responsabilidade social da Veracel Celulose, o município de Itabela não é identificada como comunidade impactada pelas operações florestais, pois não possui plantio tão próximo à cidade “O diálogo da Ação e Cidadania em Itabela não é necessariamente como avaliação de impacto social, é mais como aproximação e diálogo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade” disse Isabel.
Epaminondas Peixoto, Engenheiro agrônomo da ADAB, que falou sobre o uso correto do agrotóxico, disse que o uso de agrotóxico que é importante para a agricultura, se utilizada de forma errada pode ser um risco de saúde para os aplicadores e também para a comunidade, podendo ocasionar doenças. “Esse é o papel da ADAB no evento, explicar as formas corretas de uso e o cuidado da devolução e recolhimento das embalagens vazias de agrotóxico, visando o meio ambiente”, disse o engenheiro.
Em 2013 a veracel tem um planejamento de percorrer 26 comunidades levando o programa Ação & Cidadania, avaliando o impacto o social causado pelas operações Veracel nos municípios onde possui plantio.
O evento contou com a Parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Rotary Club, Instituto Mãe Terra, Júlio Simões, ADAB, Grupo Ambiental Natureza Bela e lideranças locais.