Custos de Produção do Café Conilon em Itabela sofrem aumento significativo
Análise é com base em um estudo realizado pelo projeto Campo Futuro.

REDAÇÃO com informações da CNABRASIL - 11/09/2023 - 14:34
Link

O café conilon, uma das principais culturas agrícolas da região de Itabela, enfrenta desafios significativos em relação aos custos de produção, de acordo com um estudo realizado pelo projeto Campo Futuro. O projeto, que contou com o apoio de sindicatos rurais, Federações de agricultura e pecuária estaduais, universidades e centros de pesquisa, revelou uma série de desafios que estão impactando os produtores locais.

A análise revelou que a produtividade média da região foi severamente afetada por condições climáticas adversas, incluindo chuvas e ventos durante a fase pós-florada das plantações. Além disso, a alta incidência da broca dos ramos representou um desafio adicional, levando a uma redução significativa na produtividade média, que caiu de 60 sacas por hectare para 55 sacas.

(Divulgação)

Raquel Miranda, assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, destacou os resultados do estudo, revelando um aumento substancial nos custos de produção em comparação com o levantamento realizado em 2022. Os principais destaques incluem:

1.    Defensivos: Houve um aumento acentuado de 22% nos gastos com defensivos agrícolas. Este aumento reflete a necessidade de proteger as plantações de pragas e doenças, especialmente em um cenário de mudanças climáticas imprevisíveis.
2.    Mecanização: Os custos com mecanização também tiveram um aumento notável de 22,5%. Este dado destaca a importância de investir em equipamentos e tecnologias agrícolas para melhorar a eficiência e reduzir a dependência da mão de obra.
3.    Irrigação: Um dos aumentos mais marcantes foi registrado nos custos com irrigação, com um impressionante aumento de 63%. Isso ressalta a importância de sistemas de irrigação eficientes em uma região sujeita a períodos de estiagem.

Algumas Boas Notícias para os Produtores
Em contrapartida, houve algumas notícias positivas para os produtores. Os custos com fertilizantes tiveram uma redução notável de 51%, o que indica uma gestão mais eficiente dos nutrientes nas lavouras. Além disso, os custos com mão-de-obra diminuíram 12%, contribuindo para uma redução geral de 15% nos desembolsos diretos.

Desafio no Preço de Venda
Infelizmente, enquanto os custos de produção aumentaram, o preço médio recebido pela saca de café recuou 12% no mesmo período, o que representa um desafio adicional para os produtores locais.

Perspectivas Futuras
A análise dos custos de produção do café conilon em Itabela destaca a necessidade urgente de os produtores se adaptarem às mudanças climáticas e buscarem maneiras de melhorar a eficiência e reduzir custos. O setor agrícola da região deve trabalhar em conjunto para encontrar soluções que equilibrem os desafios econômicos com a qualidade e a sustentabilidade da produção de café.

MAIS NOTÍCIAS