“Com educação podemos tirar da ociosidade milhares de jovens”, diz o candidato Gilmario Matos (DC)
Gilmário Matos tem na educação a proposta prioritária em seu mandato

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 21/09/2022 - 13:50
Link

Para pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa, o candidato a deputado estadual Gilmário Matos (DC) vem atraindo a atenção dos eleitores jovens e adultos que buscam a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho e, para isso, Gilmário Matos tem na educação a proposta  prioritária em seu mandato. 

Gilmário Matos, que nasceu em Alagoinhas, veio de escola pública, fez o curso técnico profissionalizante em administração de empresa, e estudou letras na UFBA, tendo trabalhado em várias empresas privadas, e hoje tornou-se empresário na área financeira comandando a Maxcard.

*Projeto de lei que candidato pretende levar à Assembleia sendo eleito deputado estadual*

O deputado vai indicar ao Executivo, através de um projeto de lei, editar uma medida, onde todas as escolas estaduais ministrem cursos profissionalizantes na conclusão do segundo grau, ou seja, ao findar o terceiro ano do ensino médio, os estudantes vão cursar até quarto ou quinto ano para obter uma formação profissional, ao qual o aluno vai ter sua profissão regulamentada pelo seu conselho de classe. Exemplo: se o mesmo escolher a formação de contabilidade, terá seu curso reconhecido pelo CRC com nível técnico, se escolher um curso de enfermagem terá seu curso reconhecido pelo Conselho de Enfermagem, então a cada curso escolhido, os alunos (as) sairão como profissionais da área para chegar ao mercado de trabalho já qualificado.

Com o slogan “Aposte no Novo", Gilmário Matos declara que educação inclusiva de excelência se dá por respeito às diferenças e à diversidade dos alunos, e pela qualidade do ensino.

*Principais propostas de Gilmário Matos*

1.    Todas as pessoas que já tenham concluído o segundo grau vão poder matricular-se em qualquer curso escolhido, podendo ter sua profissão regulamentada.

2.    Esses cursos vão dar oportunidade a todos terem acesso ao mercado de trabalho com qualificação, e as empresas terão mão de obra especializada.

3.    Essa medida vai colocar no mercado de trabalho 100 mil novos profissionais no mercado.

4.    No quarto ano de profissionalização, cada aluno carente receberá uma bolsa para terminar seu curso, evitando evasão escolar, e servirá como incentivo ao jovem que teria que trabalhar para se sustentar, às vezes até como arrimo de família.

5.    Essa medida vai melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais trazendo de volta às escolas a classe média, que está tendo que colocar seus filhos em escolas particulares com custos elevadíssimos.

6.    Essa medida vai tirar da ociosidade milhares de jovens que hoje, ao concluir seu curso, não têm alternativa, senão ir para o subemprego ou se perder no mundo da violência.

7.    Com educação de qualidade, o estado vai crescer e reduzir a violência nessa faixa etária de jovens.

MAIS NOTÍCIAS