RPPN Estação Veracel anuncia reabertura após pandemia
A maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Nordeste oferece atividades de educação e recreação ambiental e um programa de observação de aves. Os agendamentos de visitas estarão disponíveis a partir de 20 de junho.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 15/06/2022 - 15:06
Link

A Estação Veracel reabrirá seu programa de visitas a partir do dia 20 de junho de 2022, após mais de dois anos fechada para visitação devido às restrições impostas pela pandemia. A reserva, criada e gerida pela Veracel Celulose, é a maior RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro e está localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. 

Além de ações pela proteção da biodiversidade e em prol do equilíbrio dos ecossistemas, a área abriga atividades de educação e recreação ambiental, utilizando a técnica de vivências com a natureza, na qual os visitantes podem ter o contato direto com a floresta. Em 2017, a Estação Veracel também deu início ao programa de observação de aves, que contribui para o fortalecimento do ecoturismo na região.

O programa de visitas na Reserva é realizado mediante agendamento e formação de grupos, pelo e-mail estacaoveracel@veracel.com.br ou pelo telefone (73) 3166 8755.

Mais informações sobre a Reserva

A Estação Veracel tem mais de 23 anos de história e papel fundamental para conservação do bioma Mata Atlântica no Sul da Bahia, sendo um polo irradiador de educação ambiental na região, com benefícios para toda a comunidade. Desde o início de suas atividades, já recebeu mais de 37 mil visitantes.

A RPPN fornece vários serviços ecossistêmicos, como a proteção de 115 nascentes, que abastecem as comunidades da região, e a promoção de ações para a conservação da biodiversidade. 

É reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ) como uma das Reservas de Mata Atlântica que são consideradas Sítio do Patrimônio Mundial Natural, Também é considerada uma importante área de conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido, sendo que abriga espécies como a harpia (Harpia harpyja), uma das maiores aves de rapina do mundo, o crejoá (Cotinga maculata) e o pica-pau-de-coleira (Celeus torquatus), entre outras.

Sobre a Veracel Celulose       

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

MAIS NOTÍCIAS