Enfermeira de 31 anos é o 1º caso confirmado do novo coronavírus em Itabela
A confirmação do caso deu-se após resultado feito junto Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 19/04/2020 - 00:07
Link

A Secretaria de Saúde do município de Itabela informou na noite deste domingo (19), que está confirmado o primeiro caso de novo coronavírus, na cidade. A confirmação do caso deu-se após resultado feito junto Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que confirmou positivo para Covid-19. A divulgação oficial foi feita prefeito Luciano Francisqueto. 

A reportagem do BAHIA DIA A DIA, apurou que a paciente é uma enfermeira de 31 anos, que não apresenta comorbidades e está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada por uma equipe da Secretaria de Saúde, com sintomas leves. As pessoas que tiveram contato próximo a ela, também serão monitoradas.

Com o primeiro caso, a Secretaria Municipal de Saúde, junto aos órgãos responsáveis, afirmou que irá adotar medidas mais rigorosas de contenção no combate à doença.

TRABALHA NO HOSPITAL REGIONAL DE EUNÁPOLIS

A Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis, informou por meio de nota que a profissional confirmada com coronavírus em Itabela, trabalha também em caráter de plantão no Hospital Regional de Eunápolis- HRE, mas não realiza atendimento direto ao público no Pronto Socorro da Unidade.

No texto, informa que a profissional cumpriu escala no hospital na última semana, mas não relatou nem apresentou sintomas da doença durante o trabalho.

A nota diz ainda, que após ter o conhecimento da confirmação, a direção do hospital realizará o monitoramento de todos os profissionais da mesma escala da funcionária, realizando a testagem todos eles com testes rápidos. A unidade passará também por um novo processo de completa desinfecção. 

O hospital não registra nenhum caso de paciente internado ou com confirmação de coronavírus, nem funcionários em monitoramento.

O caso está sendo acompanhado junto a Vigilância Epidemiológica de Itabela.

MAIS NOTÍCIAS