Especial BDD


Link

Concurso de Qualidade do Café Conilon está com inscrições abertas

A II edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Itabela está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto. Podem participar produtores de café conilon da região Sul da Bahia, com lotes mínimos de 40 sacas, apresentando 500g de amostras de cerejas descascadas e naturais. O local de entrega e preenchimento da ficha de inscrição é no Sindicato dos Produtores Rurais ou na Sagra Agronegócio, na rua Manoel Carneiro, 101, em Itabela.

De acordo com Arthur Fiorot, especialista em café e organizador do concurso, a expectativa para este ano é que cerca de 100 produtores participem do concurso e conheçam mais sobre o fruto que cultivam. “O concurso tem a missão de apresentar para o produtor um panorama da qualidade do café que está sendo produzido e entregue no mercado. Ainda leva informação às torrefações, mostrando que o conilon sul baiano pode estar presente em blends de diferentes produtos”, explicou.

Ainda conforme a organização, o concurso também está aberto para produtores de café conilon de outras regiões, desde que atendam as regras do regulamento. As amostras inscritas serão encaminhadas para a comissão julgadora, formada por profissionais devidamente habilitados e formados pela Coffee Quality Institute, uma organização sem fins lucrativos que promove ações para melhorar a qualidade do café e o trabalho do cafeicultor.

As inscrições são gratuitas e serão premiadas as 10 melhores amostras com certificação e prêmio do 1º ao 5º lugar e certificação para do 6º ao 10º lugar. O resultado será divulgado durante a 12ª edição da Festa do Café, que acontece de 24 a 26 de agosto, no Rotary Clube, em Itabela.

Link

O 1º MotoCafé vai reunir diversos grupos de motoclube da região em Itabela, no dia 25 de agosto de 2018. Paralelo à 12ª Festa do Café, o evento promete agitar ainda mais o município como opção de lazer.

Uma estrutura será montada no Faceburg, centro da cidade, para recepcionar os motociclistas, que terão direito a churrasco exclusivo, shows de rock, camping e troféus. O público em geral também terá acesso às apresentações musicais que garantirão a animação do evento.

O 1º MotoCafé tem a realização de Os Notáveis Motoclube e Faceburg, apoio da Prefeitura Municipal de Itabela e patrocínio da LIMPAR.

“O evento vai contribuir para a movimentação da cidade, da economia local, pois durante a noite vão acontecer os shows musicais da Festa do Café, e durante o dia, no sábado, o MotoCafé, que promete atrair cerca de 100 motociclistas para Itabela”, destacou o membros do Os Notáveis Motoclube.

Link

O cantor e compositor Marcelo Marrone anuncia sua volta aos palcos. Considerado um fenômeno no cenário musical, o artista impressionou e conquistou milhares de pessoas em todo o Brasil ao longo da sua carreira, chegando a ganhar um disco de ouro no Programa Raul Gil pela venda de 100 mil cópias de discos.  

Detentor de alguns recordes no cenário musical, Marcelo Marrone foi premiado por ter o hit mais tocado no Brasil, em 2007, com a música “Locutor”, que foi interpretada por grandes nomes do cenário nacional, como Ivete Sangalo.

Alcançou recordes de público em capitais, como Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG), e durante sua passagem pela grande São Paulo (SP) o artista teve que estender a agenda fazendo três shows em uma mesma noite para conseguir atender o público, que esperava ansioso para conhecer o cantor e seu repertório.

Entre as marcas alcançada por Marcelo Marrone, que conquistou um dos maiores prestígios que um artista brasileiro pode alcançar, sua música “Beber, cair e levantar”, feita em parceria com Thiago Basso e Bruno Caliman (compositor de grandes sucessos de Bruno e Marrone, Luan Santana, Fernando e Sorocaba, Chitãozinho e Chororó, Marcos e Belutti, Jorge e Matheus, entre outros) tornou-se a canção mais regravada e interpretada da história musical brasileira. A cada dez artistas que se apresentavam no país, nove tinham essa música no repertório.

Evangélico, Marcelo Marrone parou de fazer shows por um período e dedicou-se à família, que considera como a base de tudo. O cantor recebeu o convite para retornar às turnês pela cidade de São Paulo, por ter sido seu palco de maior sucesso, mas escolheu fazer “O Novo Show” na sua cidade natal, Guaratinga (BA), município pelo qual tem grande admiração por ter vivido o começo de tudo e ter grande carinho de amigos e familiares. Uma megaestrutura está sendo montada para lançar a sua nova turnê.

Para a volta do fenômeno aos palcos, o artista será representado por duas grandes empresas do cenário musical nacional e internacional. Matrix Produtora (premiada pela venda de mais de 1000 shows) e Ipanema Produções (responsável pelas turnês internacionais dos maiores nomes da música brasileira na atualidade).  Os empresários Jackson Silva e Zinho estão preparando duas grandes turnês em São Paulo e nos Estados Unidos para marcar a volta do fenômeno aos palcos.

Link

Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela lança a 12ª Festa do Café, nesta sexta-feira (29).
O café é uma bebida que está presente em muitos momentos do nosso dia, desde a primeira refeição até uma reunião de negócios. O grão de origem africana é produzido em diversas regiões e coloca o Brasil como um dos principais exportadores do mundo.

É nesse cenário que o cultivo do café Conilon no município de Itabela, desponta como destaque, apoiando o estado a ser reconhecido como 2º maior produtor de café do Brasil.  Resultado de estudos, investimento em tecnologia para o cultivo, cuidado com a qualidade e muito trabalho de famílias inteiras que tem no café sua principal fonte de renda.

Mantendo a tradição e o plano de valorização da cultura do café na região, o Sindicato dos Produtores Rurais realiza neste ano a 12ª Festa do Café em Itabela, de 24 a 26 de agosto, no espaço de eventos do Rotary Clube. A coletiva de lançamento acontece nesta sexta-feira, 29, a partir das 9 da manhã, na sede do Sindicado.

De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela são aproximadamente 7 mil hectares de plantação, contemplando o café e outras culturas como a banana, coco, maracujá, a pimenta-do-reino e o mamão.  Apesar do cenário de crise, o consumo de café representou uma alta de 3,6% ano passado, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Também em 2017 foram colhidas mais de 80 mil toneladas de café Conilon na Bahia, e o município de Itabela teve grande partição na geração desses números. 

Na coletiva, organizadores e apoiadores do evento irão apresentar a grade de programação que, como em todos os anos, se torna um destino certo para pesquisadores, produtores e apaixonados pelo café, em um encontro para trocar experiências sobre as dinâmicas de cultivo ou a compra e venda.

Nesta edição, entre os palestrantes, está o bacharel em Física pela USP e PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA), Luiz Carlos Baldicero Molion, apresentando as tendências climáticas no Brasil e como o produtor deve ficar atento aos movimentos do clima. 

Link

O sábado de São João dos Bairros foi dia de arrastar o pé no embalo do forró tradicional, nos distritos de Trancoso, Arraial d’Ajuda, Pindorama e Itaporanga, com belas apresentações de artistas locais e regionais, contagiando os forrozeiros com xote, baião, pé de serra e vasto repertório de músicas juninas.

A grade de atrações desta segunda noite foi repleta de cultura nordestina, forró tradicional, música animada e a população ficou feliz. Artistas como Walber Luiz, Cláudio e Banda D’Lirius, Folhinha Verde, Chapa Quente, Pequeno dos Teclados e muitos outros, não deixaram o público parado e fizeram a animação.

Segunda noite de São João dos Bairros teve muita animação. (Foto: Divulgação)

“Olha, estou muito satisfeita! Amo forró tradicional e estou percebendo a participação de muitas famílias na festa. Tudo na paz, tudo bonito e animado. Só forró e gente animada. Estou gostando de ver!”, disse a animada forrozeira, Celma Ruas, moradora de Trancoso.

Para a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, “é importante resgatar e manter essa cultura nordestina do São João autêntico. Embora, o momento econômico dos municípios seja de cautela, fizemos questão de nos esforçar para não deixar passar em branco os festejos juninos e a recepção da população com o São João dos Bairros é a prova de que está dando tudo certo”, avaliou a gestora. 

Programação contou com muita musica e apresentações culturais. (Foto: Divulgação)

A estrutura do evento conta com palcos, banheiros químicos, segurança, apoio com aparato de pessoal do gerenciamento de Trânsito e Guarda Civil, apoio da Polícia Militar, equipes do Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária. Tudo isso para garantir a tranquilidade dos festejos, que desde o primeiro dia tem sido tranquila e organizada, sem gerar nenhum tipo de ocorrência policial.

Link

Ritmo envolvente do forró-pé-de serra tomou conta do Beirute, na noite desta sexta-feira (15), em Itabela. (Foto: Joziel Costa/BAHIA DIA A DIA)

O ritmo envolvente do forró-pé-de serra tomou conta do Beirute, na noite desta sexta-feira (15), em Itabela. O clima foi contagiado pelo cantor Black do Acordeon, que é conhecido por sua voz suave e o dom para tocar sanfona, que fez muita gente cair no forró.

Uma estrutura foi montada especialmente para dar mais privacidade, conforto e segurança ao público, e nos espaços diversos casais se juntaram para dançar muito forró, atraindo o público da cidade e região. “O show foi ótimo. Black do Acordeon é diferenciado e cantou belas canções, além do Beirute, que é um local bem aconchegante e que lembra as noites de Caraíva”, pontuou a estudante eunapolitana Mariana Costa.

Público ficou contagiado com o show do cantor . (Foto: Joziel Costa/BAHIA DIA A DIA)

Em sua apresentação, Black do Acordeon trouxe em seu repertório autêntico forró pé-de-serra com canções já consagradas e autorais, como Casinha Pronta, Erro Eu, Coração e a musica de sucesso “Acalanto”, que foi acompanhado pelo público presente.

“É um prazer estar tocando aqui na cidade, a energia da Bahia é sempre envolvente. Agradeço ao amigo Bruno por ter nos convidados para animar a noite, e ao público, que fez do show um espetáculo à parte”, disse Black.

Black do Acordeon agradeceu ao público por ter dado energia durante sua apresentação. (Foto: Joziel Costa/BAHIA DIA A DIA)

O proprietário do Beirute, Bruno Barbosa, disse que vem a algum tempo implementando o cenário do autêntico forró na cidade e que vem surtindo efeitos positivos. “Completamos recentemente 6 anos de Beirute e, desde o início, que viemos implementando qualidade em nossa música. Pra gente é um prazer estar recebendo em nossa casa Black do Acordeon, que é um músico renomado no cenário do forró e agradecemos a todos que curtem o nosso espaço e sempre estão vindo conferir boas atrações".

Bruno Barbosa, proprietário da Beirute, falou da implementação do seguimento forró-pé-de-serra na casa. (Foto: Joziel Costa/BAHIA DIA A DIA)

Bruno também frisa que na casa existe um projeto que foi fundado por um grupo de amigos para ensinar forró. "O projeto Forró Pesado surgiu aqui no Beirute, e hoje muitos vêm aqui aprender dançar forró e sempre estão participando dos eventos e isso tem dado certo. Só temos que agradecer”, finalizou.

O público teve à disposição um espaço reservado de alimentação e um espaço do lounge bar, com diversos drinks e bebidas.

m

Antes do show, Black esteve no estúdio do BAHIA DIA A DIA onde concedeu uma entrevista AO VIVO. Confira! 

Link

O aniversário surpresa de Sueli Fernandes. (Foto: BAHIA DIA A DIA)

A acadêmica em Direito, Sueli Fernandes, foi surpreendida com um bolo especial de aniversário no último final de semana, em Itabela. A surpresa foi promovida por amigos e seus familiares.

Ao lado seu marido, Odair Silva e da sua filha, Mariana Fernandes, Sueli agradeceu a surpresa. “É uma alegria comemorar meu aniversário ao lado de amigos e minha família. Só tenho que agradecer a todos que proporcionaram esse momento especial”, disse a aniversariante.

O aniversário surpresa de Sueli Fernandes. (Foto: BAHIA DIA A DIA)

O fotógrafo Luan de Martins disse que a festa surpresa foi um momento de diversão. “Ela é uma pessoa adorável, uma amiga que leva alegria por onde passa. Então fizemos esse bolo especial e juntos comemoramos esse momento”, frisou.

Também estiveram presentes Meuri Veronez, Leomar Santana e Heraldo Ferreira que, além do bolo, também degustaram doces e um espumante.

Link

Nesta sexta-feira (08), a partir das 14h, acontece a cerimônia de premiação do I Festival Municipal de Teatro Estudantil Jairo Pires no Cine Teatro Orion. O evento vai premiar os vencedores de 10 categorias e as três escolas melhores classificadas na competição.

O projeto foi encerrado no final de maio com a seguinte classificação: 1° lugar: Escola Municipal Presidente Médici (sede) com a representação da peça “Amor com Rapadura”. A 2ª colocação ficou com a peça “Pirajá Consciência”, da Escola Municipal Eraldo Tinoco (Pirajá). E para fechar o top 3, a Escola Municipal Urbis II (sede) com a peça “Em busca da Felicidade”. As três instituições de ensino, que vão representar as peças vencedoras durante o evento, serão algumas das premiadas.

Projeto reuniu cerca de 2 mil estudantes de 21 escolas do município. (Foto: Divulgação)
Durante o evento o público também vai conhecer os vencedores nas seguintes categorias: atriz, atriz coadjuvante, ator, ator coadjuvante, maquiagem, coreografia, figurino, roteiro, trilha sonora, destaque júri popular. Também serão entregues certificados de participação das 21 peças que participaram do projeto.

O projeto mobilizou cerca de 2 mil estudantes de 21 escolas municipais, da sede e distrito, para apresentações de peças teatrais. “É muito bom ver os estudantes do nosso município empenhados nesse projeto tão bonito, então o município não poderia deixar de premiar os participantes e reconhecer o valor deles para a cultura local”, destacou o vice-prefeito Jario Almeida (Téa).

Coordenadores artísticos do festival, Rai Alves e Douglas Souza. (Foto: Divulgação)

O I Festival Municipal de Teatro Estudantil Jairo Pires foi realizado pela Secretaria de Educação de Itamaraju, Interarte e coordenadores artísticos Rai Alves e Douglas Souza. “Os estudantes de Itamaraju estão de parabéns por participar do projeto e disseminar a cultura no município, enfatizando a importância dela para o crescimento humano, além de fortalecer vínculos interpessoais”, destacou Rai Alves.

Link

CAMPANHA ITABELA

Em clima de solidariedade, o 4° Pelotão da Polícia Militar de Itabela aderiu à 1ª Campanha de Arrecadação de Agasalhos, lançada pela 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, na semana passada.
 
A ação visa arrecadar o maior número possível de agasalhos, roupas e cobertores para doar a entidades que cuidam de pessoas carentes durante a chegada da estação mais fria do ano, que é o inverno.

 O comandante do Pelotão de Itabela, tenente Diego Araújo, esclareceu como podem ser feitas as doações. "Quem tiver interesse em realizar as doações, pode levar os objetos até o Pelotão - localizado na Avenida Guaratinga, n° 441 - que estará funcionando como ponto de coleta de 8h às 12h”.

 De acordo com o Major PM Florisvaldo Ribeiro, o objetivo da campanha é ajudar a população carente. “Vamos arrecadar agasalhos, cobertores e roupas que possam além de aquecer, levar dignidade às pessoas necessitadas, aproximando a instituição Policia Militar da comunidade”.

 A campanha acontece também nas cidades de Eunápolis, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi.

Link

As atrações que irão animar a segunda edição do Tonhão, em Santa Cruz Cabrália foram anunciadas pelo prefeito Agnelo Santos (PSD), na tarde desta sexta-feira (25), durante um evento com um clima de muito forró. 

“A programação do Tonhão esse ano será em dois dias, mantendo a qualidade do evento, a estrutura muito bem-feita, e as bandas que escolhemos com muito carinho. Prometemos receber bem todos os visitantes. A dificuldade foi grande, mas esperamos que a cidade fique lotada para movimentar a economia” disse Agnelo Santos, Prefeito de Santa Cruz Cabralia.

Prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, destacou a qualidade da edição do evento. (Foto: BAHIA DIA A DIA)

O evento acontece nos dias 8 e 9 de junho. As atrações principais serão: Edu & Maraial, Estakazero, Caviar com Rapadura, Norberto Curvelo, Fifó Aceso, além do cantor mais aguardado para o evento Eduardo Costa. Uma das novidades da festa é a estrutura que contará com dois palcos onde as atrações irão revezar as apresentações durante o evento. 

Outra novidade desta edição, é o festival Junino que irá acontecer durante todo o mês de junho. O festival irá contar com concurso de dança alusiva ao período de São João e vai envolver alunos da rede publica de ensino. Também haverão outras programações em bairros e distritos. 

Cantor Eduardo Costa é a principal atração do Tonhão 2018.

“Toda a estrutura foi montada pra o conforto da nossa comunidade e dos turistas, vamos ter dois palcos, área aberta e atrações que com certeza irão agradar a todos”. Afirma Patrícia Martins, secretária municipal de turismo.   

O evento que é uma realização da prefeitura, por meio da secretaria de turismo e tem a organização de shows do empresário Alex Avancini. E no lançamento estavam presentes vereadores, secretários municipais, autoridades de segurança, empresariados, membros do conselho, comunidade e imprensa. 

Programação do Tonhão 2018 de Cabrália é lançado em clima de festa

“Quero convidar todos os moradores e toda da região que venha curtir o forro em Cabrália, um forro com muita segurança. Temos certeza de que a edição promete ser um sucesso”.  Finalizou Agnelo Santos.

Página: 1