Especial BDD


Link

As cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte serão as atrações do Festival San Island Weekend 2019, que após dois anos sendo realizado em Morro de São Paulo, no município de Cairu, baixo sul da Bahia, passa a acontecer em Trancoso, distrito de Porto Seguro. Em 2019, o evento ocorrerá de 31 de maio a 2 de junho.

Ivete foi a atração da edição deste ano, que foi realizado de sexta (18) a domingo (20). Antes de subir ao palco, no sábado (19), ela falou sobre a possibilidade da festa se mudar para Trancoso e de ter Claudinha na programação.

Os pacotes para San island Weekend 2019 já estão à venda através da internet, com pacotes que variam entre R$ 900 a R$ 12.800. Os paciotes incluem hospedagem e ingressos para as festas do evento.

Além dos shows de Ivete e Claudia, a San island Wekkend 2019 contará com apresentações de mais de 20 DJs nacionais e internacionais.

Grupo Ambiental Natureza Bela comemora 17 anos de fundação

Redação/BAHIA DIA A DIA - 07/05/2018 - 14:07
Link

Grupo ambiental Natureza Bela comemorou 17 anos de fundação. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

O grupo ambiental Natureza Bela comemorou 17 anos de serviços prestados para a restauração florestal no extremo sul da Bahia. A celebração de forma descontraída, foi realizada neste domingo (6), na fazenda Guarani e reuniu equipe e familiares com churrasco e bolo. 

Fundada em 2001, com sede no município de Itabela, como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), a instituição possui representatividade em diversos conselhos na área ambiental e reconhecimento em todo país. O grupo trabalha na recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de mudas nativas, monitoramento de áreas e formação de corredores ecológicos no extremo sul baiano. 

Grupo ambiental Natureza Bela comemorou 17 anos de fundação. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

A presidente da Ong, Carielli Souza, disse que a instituição vem ao longo da sua trajetória com atuação intensiva em todo extremo sul. “Trabalhamos desde o reflorestamento ambiental, educação ambiental, até produção cultural associada a temática ambiental, onde atuamos por toda Costa do Descobrimento. Aproveitamos esses 17 anos para agradecer a todos os fundadores e a equipe de colaboradores que sempre mantiveram a seriedade e o comprometimento com a instituição”, disse.  

Grupo ambiental Natureza Bela comemorou 17 anos de fundação. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

No município de Itabela, o grupo desenvolve palestras, cursos, workshops, além de ter executado entre os anos de 2009 a 2013, o projeto Ponto de Cultura "Ciranda Cultural", com ações culturais como teatro, circo, dança, capoeira, produção de revista em quadrinho e outros. 

A Ong começou em maio deste ano, a executar o projeto de recuperação de 210 hectares de Mata Atlântica em áreas localizada nos parques do Monte Pascoal e Pau Brasil com duração de quatro anos.

Link

Representantes de diversas Secretarias Municipais de Itabela participaram de uma reunião na tarde de quinta-feira (03) na sede a Secretaria de Meio Ambiente, com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e membros do legislativo para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para Itabela. O encontro foi promovido pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) que é um órgão do Ministério da Saúde do governo federal encarregado de promover saneamento básico à população. 

A reunião contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Ednardo de Morais Oliveira, secretário de Agricultura, Edgard Goulart, secretária de Governo, Emília Oliveira, além de outros representantes do executivo, bem como o presidente da Camara de Vereadores, Alex Vieira, vereadores Giancarlos Malacarne e Renato de Jesus, e professores do IFBA, Marion Ferreira e Rogério Saad.

Itabela foi um dos 50 municípios do interior da Bahia selecionados para serem beneficiados com a parceria da FUNASA e IFBA na elaboração dos planos. "O objetivo desta reunião é iniciar os trabalhos junto ao município na formação de comitês executivo e de coordenação, e a partir daí dar início aos trabalhos de capacitação e elaboração do PMSB", esclareceu a professora do IFBA – campus Salvador, Marion Ferreira.

Durante a reunião também foi definido um calendário para as próximas ações do grupo. Ficou acordado que nos dias 31 de julho e 1º de agosto acontecerão oficinas de capacitação no Sindicato de Produtores Rurais e no dia 03 de agosto será realizada a conferência de apresentação do plano para a sociedade civil na Câmara de Vereadores.

Reunião discute Plano Municipal de Saneamento Básico em Itabela. (Foto: Divulgação/Ascom)

O secretário de Meio Ambiente, Ednardo de Morais Oliveira, destacou a importância do Plano de Saneamento Básico para a população de Itabela. "A construção do Plano Municipal de Saneamento Básico apontará os principais problemas e soluções relacionados ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais do município de Itabela com participação coletiva de todos os poderes constituídos, sociedade civil, representações de classe, população urbana e rural, onde serão apontadas as ações a serem adotadas para os próximos 20 anos. Esse planejamento será viabilizado através de um acordo de cooperação entre município, IFBA e FUNASA".

Link

Novidade traz hambúrgueres artesanais e churros gourmet. (Foto: Divulgação)

A nova tendência de gastronomia sobre rodas, estará em Itabela, nesta sexta-feira (4). O projeto "Food Truck na Estrada" traz o Guincho Food Truck e o Monamour Churros, com uma variedade de hambúrgueres artesanais e churros gourmet. Os veículos estarão estacionados na Av. Guaratinga, no pátio do posto Industrial, das 17 às 23 horas. 

Ao BAHIA DIA A DIA, a organização adiantou que o público irá encontrar uma variedade de opções. “O cardápio conta com uma variedade de hambúrgueres e lanches para todos os gostos, que abusam da criatividade da mistura de ingredientes selecionados e molhos. Além de proporcionar uma experiência completa com o Churros Gourmet, sendo uma sobremesa especial para o paladar". 



O "Food Truck na estrada" se diferencia dos demais comércios do ramo, devido a arte de preparo com a carne com todos seus hambúrgueres desenvolvidos através de um Blend selecionado de cortes nobres, destacando-se pelo sabor e apresentação. 

Cardápio conta com uma variedade de hambúrgueres e lanches. (Foto: Divulgação)
O Guincho Restaurante funciona como hamburgueria em Curitiba desde 2012 e, há quatro anos os proprietários buscam atuar da mesma maneira que os Food Truck's dos Estados Unidos, que a partir desta inspiração, tiveram a ideia de levar a gastronomia do restaurante itinerante por todos o país.  

Além de Itabela, o projeto irá percorrer alguns municípios da região, como: Eunápolis, Itapebi, entre outros. 

Food Truck's levam gastronomia do restaurante itinerante por todos o país. (Foto: Divulgação)Food Truck's levam gastronomia do restaurante itinerante por todos o país. (Foto: Divulgação)

SERVIÇO:
Oque: Food Truck na Estrada ( Guinho Food Truck e Monamour Churros)
Dia: 4 de Maio (sexta-feira) 
Horário: 19h às 23h
Local: Av. Guaratinga, Pátio do Posto Pau Brasil - Centro de Itabela

Link

Nascido e criado em Itabela, Hugo Francisqueto Carneiro é motivo de orgulho para os familiares e de inspiração para os jovens itabelenses. Com apenas 25 anos, ele já se formou em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, no ano passado, e poucos meses depois recebeu a convocação da Força Aérea Brasileira, onde se formou na última sexta-feira (27).

Filho de Manoel Carneiro Filho e Suziane Francisqueto Carneiro, o jovem médico iniciou seus estudos em Itabela e aos 16 anos seguiu para São José dos Campos (SP) para concluir o ensino médio.  Poucos anos depois, iniciou a vida acadêmica na UFSC, que foi concluída em 2017, com apenas 24 anos, tendo a certeza de que a medicina é a sua vocação.

Hugo Francisqueto Carneiro de 25 anos, recebeu a convocação da Força Aérea Brasileira onde se formou na última sexta-feira (27). (Foto: Divulgação)

Prestes a voltar para seu estado natal, Hugo recebeu a convocação da Força Aérea Brasileira para cumprir a função de médico da Base Aérea de Florianópolis, onde inicia no cargo de aspirante e segue com o objetivo de se tornar segundo tenente durante o ano que pretende servir à Aeronáutica.

Apesar da pouca idade, Hugo já trilha seu caminho em direção ao sucesso de se tornar um médico reconhecido. Para o futuro profissional, ele pretende iniciar a residência médica em cirurgia no Hospital Ana Nery, em Salvador, tornando seu currículo cada vez mais diversificado.

Hugo, ao lado dos pais Manoel Carneiro Filho e Suziane Francisqueto Carneiro. (Foto: Divulgação)

Hugo Francisqueto Carneiro é um filho legítimo de Itabela que desenha uma trajetória de excelência na medicina e não se esquece de demonstrar amor às suas raízes e a sua cidade natal. Dentre suas lembranças, sempre destaca uma coincidência interessante, que seu avô materno, Ismael Francisqueto, mora na rua que leva o nome do avô paterno, Manoel Ribeiro Carneiro.

 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Link

Superando as expectativas, a 3ª edição da Meia Maratona do Descobrimento reuniu mais de 1.500 atletas. A comunidade, turistas e torcedores se reuniram nesta manhã ensolarada de domingo, 15, na Praça das Pitangueiras, prestigiando os atleta da região e de vários outros estados que fizeram uma largada empolgante.

Apoio e estrutua

Os participantes desfrutaram com mesa de frutas, atendimentos de saúde, serviços de segurança e suporte durante os trajetos de 5 K, 10K e 21K na Orla Norte de Porto Seguro. Além disso, show com a Banda Sambangola, stands das equipes e de empresas parceiras animaram os torcedores na praça e arquibancadas.

O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Saúde e a de Trânsito e Serviços, Públicos; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e patrocinadores, como Ondas Praia Resort, oferecendo apoio para que a prova fossse impecável.

Organização

No sábado, o Congeresso Técnico realizado no Memóprial da Epopeia repassou aos competidores todas as regras e contou com palestra motivacional e de superação do ex-lavrador, o ultra-maratonista Gionvani Santos. A tarde, a maratoninha kids abriu a programação de competições, fazendo um verdadeiro esquenta.

Integração

Neste ano, um aspecto que chamou a atenção foi o grande número de pessoas da terceira idade e de famílias que vieram competir juntas, fazendo do momento um verdadeiro lazer entre filhos, pais, tios e primos. Além disso, dez crianças e adolescentes selecionadas em escolas da rede pública de ensino participaram de  um projeto social, que viabilizou inscrições e kits para a garatoda correr na categoria infantil. Cadeirantes e portadores de necessidades especiais também marcaram presença. 

(Foto: Divulgação)

Emoção
Muita emoção na chegada: atletas se ajoelhando e agradecendo a Deus, outros em ritmo de axé, sorrisos, aplausos, bem como suor e até e fadiga. O favorito da Elite, Giovane Santos, como esperado, foi o grande campeão geral. Ele desatou a fita com 01:06:03 de prova. Ainda com bastante fôlego, posou para fotos com fãs, deu entrevista e esbanjou sorrisos. "Estou muito satisfeito em correr na Meia Maratona, fui muito bem recebido e estou otimista que a prova em breve se torna um evento de uns três de programação com grande número de participantes profissionais internacionais e nacionais.

Durante a solenidade de premiação, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira foi representada pelo chefe de gabinete, Josemar Siquara; também participaram o secretário de Esporte e Lazer, Enildo da Gama (Roló), secetário de Cultura e Turismo, Richard Alves, o organizador da prova - Vidal e o gerente do Grupo Ondas Praia Resort; representantes de faculdades locais e parceiros. 

Premiação

Geral – 21 K Masc

1º Giovani dos Santos

2º Adriano de Oliveira

3º Alessandro Paula

 

21 K Fem

1ª Cristiane Alves

2ª Eliane Costa

3ª Tatiane Pereira

10 K Fem

1ª Rose Ribeiro

2ª Edislandia Mota

3ª Gleiciane Santos

10  K Mas

1º Genaldo Pereira

2º Everton da Silva

3º Zenilton Santos

5 K Fem

1ª Ana Paula

2ª Aremice Lima

3ª Lily Martins

5K Masc

1º Marcelo Avelar

2º Robert Gomes

3º Kleber Amaral

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Link

O jovem itabelense João Victor Ton Reis, de 13 anos, conquistou duas medalhas, no terceiro lugar no pódio da etapa mineira classificatória para o Campeonato Brasileiro de Karatê, na categoria Cadete-Sub14. A competição, que aconteceu em Belo Horizonte, na última semana, reuniu atletas de 18 estados brasileiros. Com a classificação, Joao Victor garantiu a vaga para a final do campeonato, que acontece em outubro, em Contagem, Minas Gerais.

Para João Victor, que tem seis anos de carreira, o resultado da seletiva foi reflexo de muita dedicação. “Agradeço a Deus em primeiro lugar por mais uma etapa alcançada, minha família e meu tio sansei, que tem me ensinado cada vez mais. Foi mais um resultado da dedicação e agora é focar para a final do campeonato e conquistar o melhor resultado”, disse o jovem atleta ao BAHIA DIA A DIA.

João Victor é dono do título de Campeão Baiano de Karatê e coleciona cerca de 30 medalhas de diversas competições. (Foto: BAHIA DIA A DIA)

Em uma das etapas do campeonato, João Victor também conquistou a segunda classificação e garantiu a suplência na Seleção Brasileira para o Campeonato Sul-Americano 2018, que acontecerá no Equador. “Teve uma etapa de classificação e ele ficou na reserva. Se por algum empecilho, o atleta que foi selecionado em primeiro lugar não puder ir para o campeonato por algum motivo, João Victor terá todas as chances de ser convocado para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano” explicou, o treinador, Citon Ton.

João Victor durante treino com seu professor, Citon Ton. (Foto: BAHIA DIA A DIA)

O jovem atleta já é dono do título de Campeão Baiano de Karatê e já coleciona cerca de 30 medalhas de diversas competições por todo o estado.  Orgulhosos por mais uma conquista do filho, os pais do jovem karateca, Edinéia Ton e Gilenildo Reis, agradeceram aos patrocinadores que têm contribuído e influenciado positivamente a a trajetória do jovem. “Só temos que agradecer a todos que têm colaborado e nos dado apoio para levar o nome de Itabela para ter representatividade em todo o mundo”, disse Gilenildo.

Link

A Veracel Celulose divulgou o edital para contratação de estagiário de nível superior – Direito. Para se candidatar, é necessário estar cursando do 2º ao 6º período curso de Direito e possuir Conhecimento em Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook).

Os interessados devem cadastrar currículo até o dia 08/04/2018, acessando o site www.veracel.com.br. Localize a opção Trabalhe Conosco –> Clique em Conheça as nossas vagas – Clique no título da vaga para ter acesso às informações detalhadas e como candidatar-se – Depois, clique em Candidatura. 

Todas as vagas também são destinadas a candidatos com deficiências.

DADOS SOBRE O ESTÁGIO:

  • Quantidade de vagas: 1 (uma)
  • Duração do estágio: 12 meses
  • Horário de estágio: 6 horas diárias (os candidatos deverão ter disponibilidade para estagiar no período diurno, a partir das 8h)
  • Atividades que serão realizadas pelo estagiário: Apoiar nas rotinas administrativas de suporte aos processos da área jurídica na inclusão de informações nos sistemas da gerência jurídica e práticas forenses
  • È oferecido bolsa-auxílio, transporte e alimentação (almoço)
Link

A “Aleluia Fest” promete agitar o público de Itabela na noite do próximo sábado (31). Silfarley, Pancadeixxon e a participação especial de Adriano Aguiar são as atrações do evento que acontece no Rotary Club, a partir das 22h.

O primeiro lote de ingressos, que é limitado, está sendo vendido por R$ 20 na Pizzaria Tomazini, Nel Cabeleleiro na (Rua Nova), no Trailer do Gué (Ouro Verde) e vendedores credenciados. 

De acordo com um dos organizadores do evento, Joab Borges, a festa promete muita animação. “Escolhemos atrações diversificadas para agradar a todos, pois temos a certeza de que o evento será muito divertido e animado. Então sugiro que todos que desejam curtir a festa corram até o ponto de vendas mais próximo antes da virada de preço”.

O evento contará com uma estrutura e segurança para receber o público. 

Mais informações pelo telefone: (73) 98130-7726

Itabela recebe shows de Pancadeixxon, Silfarley e Adriano Aguiar neste sábado

Link

Com a proximidade da páscoa, a Secretaria de Assistência Social de Itabela, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), ofertou, durante a segunda-feira (19) e terça-feira (20), uma oficina de fabricação de ovos de páscoa e trufas para as mulheres em vulnerabilidade social que são acompanhadas pelo centro.

Para as participantes, a oficina possibilita a superação de obstáculos e complemento de renda no núcleo familiar. “Eu estava fazendo tratamento de depressão e aí eu fiz uma oficina de pintura e agora essa de ovos de páscoa, então para mim foi muito bom, pois vai me ajudar a ganhar uma renda extra”, disse a dona de casa Rosenilda Silva. Já Raiane de Jesus disse que “é mais um aprendizado, aí já vou inventar algo para fazer e vai ajudar na renda da minha família, vai ajudar bastante”.

Secretária de Assistência Social, Kamily Vieira, fez a entrega dos certificados de conclusão para as participantes. (Foto: Divulgação)

Quem ministra a oficina reconhece a importância dos novos aprendizados para as participantes. “É uma oficina para que elas estimulem a criatividade dentro de casa para ganhar algum trocado, então a Prefeitura e a Secretaria dispuseram a gente para fazer isso aqui para estimular as mulheres das redondezas a fazer chocolate”, destacou a educadora social, Márcia Ribeiro.

Os ovos de páscoa e trufas fabricados na oficina serão distribuídos no evento “CRAS II na Comunidade”, que vai acontecer no Colégio Lúcio Ferreira da Silva. “Vai ser distribuído em um evento no bairro Bacia, dia 27 de março, que vai reunir moradores dos bairros vizinhos para participar de atividades com brincadeiras, jogos, entre outros. Aproveito para convidar toda a comunidade da localidade para participar junto com a gente”, destacou a coordenadora do CRAS II, Pricila Costa.

Secretária de Assistência Social, Kamily Vieira, fez a entrega dos certificados de conclusão para as participantes. (Foto: Divulgação)

Além de contemplar a sede de Itabela, a oficina também será ofertada para as mulheres do distrito de Montinho. “Dia 23 de março também vamos promover uma oficina no distrito e distribuir os ovos e páscoa e trufas para as crianças da localidade”, frisou a coordenadora.

A secretária de Assistência Social ressaltou a importância da oficina para a vida financeira das participantes. ”Através da oficina, as mulheres adquirem conhecimento e nessa época da páscoa, com trufas e ovos de páscoa, que foi ensinado aqui, elas poderão ter uma renda extra”, salientou Kamily Vieira, que entregou os certificados de conclusão da oficina para as participantes.

Página: 1