Especial BDD


Link

O cantor Luan Santana lançou nesta quarta-feira (6) em várias plataformas digitais a música “Motel Paraíso”, do cantor de arrocha Marcelo Marrone. A canção ganhou uma pegada romântica com direito a piano e violinos para fazer parte do DVD Viva, gravado em Salvador.

O artista adquiriu a composição de Bruno Caliman, compositor baiano que tem hits gravados por vários cantores como “Domingo de manhã” e “Romântico anônimo” (Marcos e Belutti), “Camaro Aamarelo” (Munhoz e Mariano), "Destino" (Lucas Lucco), "Contrato" (Jorge e Mateus), “Te esperando" e "Escreve aí" (Luan Santana).

Motel Paraíso é um dos maiores sucessos do disco “Beber cair e levantar” de Marcelo Marrone, lançado em 2007, e até hoje, é tocado nos shows do cantor de arrocha e cantado pelo público.

Confira a nova versão:

Link

O município de Itabela ganhou mais uma escola amplamente nova com recursos do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), na manhã desta sexta-feira (25). O colégio Augusto Gonçalves Costa passa a se chamar Irmã Júlia Slongo, que homenageia uma religiosa com ações sociais no município.

Localizada na Rua Pero Vaz de Caminha no Bairro Bandeirantes, a unidade passou por uma reforma estrutural de nove meses, ganhando 12 salas amplas e modernas no padrão FNDE, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, refeitório, telhado, iluminação e toda parte hidráulica. A prefeitura de Itabela já havia entregue a quadra municipal poliesportiva que é anexa ao colégio.

 “O colégio precisava de reformas no banheiro, na cozinha, na quadra que nós não tínhamos. O prefeito Luciano conseguiu reformar para poder dar uma melhor educação, porque nós tínhamos excelentes professores e não tínhamos um local adequado”, agradeceu Laís, mãe de um dos alunos do novo colégio.

A escola também foi comtemplada com mobiliário novos, como mesas, cadeiras, quadros, sala de leitura, sala multifuncional para atender alunos com necessidades e equipamentos para os funcionários.

O prefeito Luciano Francisqueto se mostrou feliz com a estrutura da unidade de ensino e com a homenagem feita a Irmã Júlia. “Tenho a sensação de alegria. O dinheiro veio para gastar na educação e estamos gastando com responsabilidade. Falo com orgulho que a irmã Julia que foi uma grande professora na nossa cidade com a Pastoral da Criança e alfabetizando as crianças. O nome dela retrata a voz de Itabela.”, disse o gestor.

Segundo a secretária de educação, Chistiany Coelho Grassi, a escola passou a atender o dobro de estudantes. “Essa escola atendia 346 alunos e com nosso trabalho conseguimos ampliar o número para 641 alunos, distribuídos em educação infantil e ensino fundamental I, do 1° ano ao 5° ano”, revelou a secretária.

As aulas no colégio estão previstas para ter início na próxima quarta-feira (30). Durante o evento aconteceu homenagens, apresentações e ao final foi servido um café da manhã. A cerimônia contou com a presença do prefeito Luciano Francisqueto, secretários, vereadores, pais, alunos, profissionais da educação, comunidade e imprensa.

Abrir

Galeria de Fotos

Link

Um projeto do terceiro setor brasileiro e mexicano, pautado em metas globais e ações locais voltadas à adaptação de pessoas e ecossistemas frente às mudanças do clima, recebeu quase 1 milhão de euros para implementação de ações para restauração em áreas prioritárias indicadas por Planos Municipais de Conservação e Restauração da Mata Atlântica – PMMA. O corredor ecológico que unirá a RPPN Estação Veracel e o Parque Nacional do Pau Brasil é uma das ações definidas no projeto. A iniciativa contribuirá para a restauração e conservação da biodiversidade local e seus ecossistemas, facilitando a circulação de espécies de fauna e flora e minimizando os efeitos negativos que afetam a qualidade de vida da população.

O plano de construir um corredor ecológico na região Sul da Bahia foi desenhado pela The Nature Conservancy e Instituto Bioatlântico, e financiado pela Veracel Celulose em 2016. A ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, inscreveu, em parceria com a PRONATURA México a proposta do projeto no edital financiado pelo Euroclima+ (programa europeu que ajuda os países da América Latina a se adaptarem às mudanças do clima). Em 2018, a ação foi reconhecida pelo programa como prioritária para a conservação do meio ambiente e conquistou o recurso financeiro necessário para a sua execução. Em 2019, as ações deixam o estágio teórico e começam a ser executadas. "Este é o primeiro capítulo de uma importante história em benefício do meio ambiente e populações locais”, comemora Virgínia Camargos, coordenadora da RPPN Estação Veracel.

Para Mariana Gianiaki, consultora da ANNAMA e responsável pela proposta no Brasil, este é um movimento de ações voltado à adaptação das florestas, dos animais e da sociedade em geral às mudanças do clima. Com isso, a instituição pretende transformar estas ações em políticas públicas locais participativas que, necessariamente, devem ser acompanhadas e cobradas pela sociedade civil, por meio, por exemplo dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, como promove a iniciativa. Um dos próximos passos é a sensibilização dos proprietários de terras e moradores da região para a restauração florestal com nativas e sistemas agroflorestais, onde o corredor está inserido.

Em parceria com a proposta da ANAMMA, para realização do projeto na Bahia, a iniciativa conta com diversas entidades e órgãos públicos: Prefeituras Municipais de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, Parque Nacional do Pau Brasil, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA-BA), Movimento de Defesa de Porto Seguro (MDPS), Grupo Ambiental Natureza Bela e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Todos esses atores e a Veracel estão juntos na viabilização do projeto, que prevê ações até dezembro de 2021.

Link

Porto Seguro ficou em segundo lugar na preferência dos brasileiros como destino turístico para o Ano Novo de 2020, de acordo com pesquisa do Hotel Urbano, atrás apenas do Rio de Janeiro. A pesquisa, realizada pela agência online de viagens, considerou os pacotes (aéreo e hospedagem) mais vendidos para o período de 28 de dezembro de 2019 a 2 de janeiro de 2020.

O trabalho técnico e promocional desenvolvido pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as belezas naturais, as praias, a história, a cultura, a gastronomia, o empenho de todo trade turístico e a receptividade do nosso povo foram apontados pela prefeita Cláudia Oliveira como as principais razões deste resultado tão satisfatório. "Fiquei muito feliz quando soube desta pesquisa e garanto que todos serão muito felizes passando a virada de ano aqui conosco. Estamos trabalhando e cuidando de tudo para que nossa casa continue sempre cheia. Todos são muito bem-vindos para curtir nossa festa e nossos atrativos turísticos", afirmou a gestora.

O secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo César Magalhães, destacou o trabalho promocional que vem sendo realizado pela Prefeitura com total apoio da prefeita Cláudia. "Temos participado de importantes eventos do calendário turístico, estamos capacitando agentes de viagens por todo o Brasil e trabalhado em parceria com nosso trade. A expectativa é realmente de uma ocupação de quase 100% da nossa rede hoteleira nesta virada de ano", completou o secretário.

Link

A Prefeitura de Porto Seguro publicou nesta sexta-feira, 20/9, o edital do concurso público para preenchimento de diversas vagas de ensino médio e superior. Ao todo são 761 cargos para provimento imediato e 2.033 para cadastro de reserva.

As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de setembro e 27 de outubro e deverão ser feitas pelo site www.ibrae.com.br, que é o Instituto Brasil de Educação, responsável pela realização do concurso. O edital completo já está disponível no Diário Oficial da Prefeitura de Porto Seguro na página www.portoseguro.ba.gov.br, edição 4.001, página 7.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, explicou que a convocação do concurso público é uma necessidade da gestão municipal. "Hoje, 20 de setembro, coincidentemente estamos comemorando o dia do Servidor Público e é um motivo de orgulho termos em nosso quadro funcionários que contribuem para uma gestão de qualidade e uma prestação de serviços eficiente aos nossos munícipes. Parabenizo a todos e espero em breve podermos receber novos colegas comprometidos com a nossa população", afirmou a gestora.

As vagas do concurso público foram definidas após criterioso estudo das necessidades da Prefeitura e suas secretarias. Entre os cargos de nível superior estão arquitetos, assistentes sociais, biólogo, enfermeiros, engenheiros, médicos, professores e psicólogos, além das vagas de nível médio, como agente de combate às endemias, agente comunitário de saúde, agente de trânsito e auxiliar de classe (veja quadro completo de vagas no edital).

As provas estão marcadas para dia 1º de dezembro, e as inscrições variam de R$ 60 a R$ 150. O chefe de gabinete da Prefeitura, Josemar Siquara, destaca a importância da leitura detalhada do edital e atenção especial para vagas, documentação e regras para participação.

Prefeitura de Porto Seguro divulga edital com 761 vagas. (Foto: Divulgação)

Link

Porto Seguro irá participar do Dia Mundial da Limpeza, que acontece no dia 21 de setembro. Este é um evento que reúne voluntários na maior ação social de limpeza do planeta em mais de 150 países. O objetivo é diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para os impactos em nossas vidas e no meio ambiente.

Em Porto Seguro, a ação está sendo organizada pelo Plogging Porto Seguro, com o apoio da Veracel Celulose. ‘Plogging’ é um movimento iniciado na Suécia em 2017 e foi criado pela junção de jogging (que significa corrida em inglês) e picking up littter (pegando lixo em ingês). “Essa é uma ação de voluntários e todos devem participar. O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos”, destaca Virgínia Camargos, coordenadora da RPPN Estação Veracel.

O ponto de encontro dos voluntários e coleta do lixo recolhido será na Arena Lounge Axé Moi, às 8h. Vários locais de coletas do lixo serão instalados nas praias, no centro, bairros e zona rural de Porto Seguro. Uma equipe de biólogos, mergulhadores, Bombeiros, da Marinha e voluntários fará a coleta no mar. Os distritos de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva também estão na rota de limpeza com pontos de coleta de lixo.

Além da limpeza do meio ambiente, o Plogging Porto Seguro também está organizando ações de conscientização e educação ambiental. “Queremos Porto Seguro sem lixo. Quanto mais voluntários, maior o resultado do nosso trabalho. Participe!”, convida Lisianne Maia, organizadora da ação em Porto Seguro.

Link

A Veracel Celulose e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) tem realizado, periodicamente, um monitoramento aéreo das jubartes na costa do Sul da Bahia. Neste ano, este monitoramento será somado ao de outras equipes que monitoram a região entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina. “Com isso, teremos a maior cobertura aérea já realizada no Brasil para estimar a população de jubartes e poderemos entender melhor se, com o crescimento da população, a espécie está reocupando outras áreas do litoral Sul e Sudeste do país”, explica Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do IBJ.

O estudo acontece entre o litoral do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro durante o pico da temporada de migração das baleias, nos meses de agosto e setembro, e pretende analisar o crescimento, a distribuição e o comportamento desta população. Os resultados deste novo monitoramento serão analisados até o final do ano, mostrando a evolução da iniciativa e os próximos passos em benefício do meio ambiente.

O último senso aéreo (de 2015) apontou que a população de baleias jubarte tem aumentado cerca de 12% ao ano, passando de 2.200 baleias jubarte em 2001, para 17 mil em 2015. No que diz respeito à distribuição dos animais, o estudo permite entender como as atividades humanas - como pesca, exploração de petróleo e tráfego de grandes embarcações - podem afetar o fluxo natural das baleias, além de auxiliar na definição da melhor rota de navegação para as barcaças da Veracel.

A parceria da Veracel com o IBJ acontece desde 2001 e vai além do trabalho de monitoramento e prevenção. Há três anos, criou-se uma agenda positiva que amplia as ações exigidas pelos órgãos ambientais. O IBJ oferece treinamento para a tripulação das barcaças que transportam a celulose do Sul da Bahia para o Espírito Santo, para que os colaboradores possam detectar uma situação de abalroamento e evitar um possível acidente com o animal.

Link

Campanha sorteará mais de 50 prêmios, além de 1 ano em compras no supermercado mais um prêmio Surpresa.

O Supermercado Novo Barateiro, um dos mais populares de Itabela, lança neste sábado (07), no dia da Independência do Brasil, a edição 2019 da promoção “Show de Prêmios”, que sorteará aos clientes, duas motos honda Pop 0Km, 18 Bicicletas ( Uma para cada bairro da cidade) e mais de 50 Prêmios.

No evento de lançamento, o supermercado estará em festa e contará com degustação de produtos, brincadeiras e super ofertas.

Para participar da promoção os clientes devem comprar a cima de R$50 e adquirir seu cupom para depositar nas urnas que estarão dentro do estabelecimento. O sorteio acontece no dia 22 de dezembro. 

A expectativa é que a promoção que terá duração de 4 meses, reúne mais de 100 mil cupons até a data do sorteio. O Supermercado Novo Barateiro fica situado na Rua Pero Vaz de Caminha, nº 322, no bairro Bandeirantes, em Itabela.

Link

O Via Cabrália Supermercados, entregou a população de Guaratinga, sua filial com instalações totalmente nova e um espaço amplo e moderno. A festa ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), e num clima de muita alegria, os clientes foram conferir as novidades do local e aproveitar as ofertas. 

A dona de casa Givalda Souza, de 54 anos, prestigiou a reinauguração e aproveitou as ofertas “Estou achando bom por que os produtos estão com ótimos preços”. Já o aposentado, Natalino Barbosa, aprovou as mudanças no local “Muito bom. Bonito e produtos com preço bom”. 

Via Cabrália Supermercados de Guaratinga ganha espaço amplo e moderno. (Foto: Joziel Costa/BAHIA DIA A DIA)

As novas instalações do mercado oferecem conforto e eficiência, com aparelhos modernos e um mix com mais de 10 mil produtos. O leiaute funcional e os setores ganharam novas visibilidades como hortifrúti, açougue, linhas refrigeradas e congelados, e todas as sessões de produtos, o que possibilita maior visibilidade da loja, acesso e condições de escolha de produtos. 

O gerente geral da rede dos supermercados Via Cabrália, Henrique Silva, falou que a nova reestruturação mantém o padrão de qualidade da empresa “Nessa reinauguração do Via Cabrália, nós não medimos esforço para manter o padrão de qualidade da Via Cabrália. Novas Instalações em todos os nossos setores e um mix diferenciado de produtos com 1500 novos itens”.

Henrique Silva, Gerente geral da rede dos supermercados Via Cabrália. (Foto: Joziel Costa/ BAHIA DIA A DIA)

“Estamos extremamente felizes. Guaratinga têm agora um supermercado moderno, foi um projeto muito bem elaborado, muito bem pensado., a população merece. Temos itens para todos os públicos, comentou Leonardo Albino, consultor da Acreditar Consultoria.

O supermercado também irá oferecer uma semana inteira de ofertas com mais de 40 itens. “Trouxe um mix diferenciado para Guaratinga, tem muitos produtos novos e com um encarte imperdível, tem muitas promoções e novidades para população de Guaratinga, que vai durar 10 a 15 dias.” Ressaltou Mateus Lacerda, gerente local da unidade.
Via Cabrália Supermercados de Guaratinga ganha espaço amplo e moderno. (Foto:  Joziel Costa/BAHIA DIA A DIA)

O supermercado está situado na Rua Nova, 118, no centro de Guaratinga. Em Itabela, na Rua Carlos Alberto Parracho, no centro da cidade.

Abrir

Galeria de Fotos

Link

A Óptica Itabela comemora aniversário de 03 anos no comércio da cidade e prepara uma programação especial voltada para os clientes. A festa acontece na terça-feira, dia 03 de setembro, a partir das 09 da manhã e contará com um super coquetel. A unidade fica situada na Rua Carlos Alberto Parracho, no centro (Em frente a CDL).

A loja estará oferecendo uma variedade de óculos de grau e sol, feminino e masculino com desconto de 20% na compra à vista. Além disso, o cliente pode parcelar em até 10x no cartão de crédito ou em até 6x no boleto sem juros e sem entrada. O cliente poderá fazer exame de vista com desconto especial. 

Óptica oferece uma variedade de óculos de grau e sol, masculino e feminino. (Foto: Joziel Costa/BAHIA DIA A DIA).

A proprietária da óptica, Eliana de Oliveira disse que está sendo preparado uma super programação “É motivo de alegria e felicidade comemorar mais um ano no comércio de Itabela. E por isso estamos preparando muitas novidades para os nossos clientes. Convidamos a todos de Itabela e toda região para participar da festa, conferir nossas formas de pagamento e saborear do café da manhã” frisou.

Uma das novidades será a inauguração do ´Hospital dos Óculos´, um laboratório próprio, para montagens e consertos de óculos e lentes. “É mais uma novidade que estamos trazendo para Itabela, o nosso laboratório, onde o cliente terá toda rapidez e comodidade na hora de consertar ou fazer reparos nos óculos e lentes. Estamos aceitando parcerias de montagens e consertos de cidades vizinhas e local” pontou.

Óptica Itabela comemora aniversário de 3 anos com descontos e novidades. (Foto: Joziel Costa/BAHIA DIA  A DIA)

Com modernas instalações, a loja garante aos seus clientes, bom atendimento, preço e tecnologia de ponta na fabricação dos produtos. Para marcar a consulta do exame de vista, o cliente pode procurar a óptica ou com as consultoras externas. Maiores informações (73) 98161.3682

A óptica Itabela também com loja física em Trancoso, distrito de Porto Seguro, situada rua Tancredo Neves, 180, centro, próximo a feirinha. 

Página: 1