Itabela inicia campanha de vacinação contra Influenza/H1N1
Primeira fase prioriza grupo de idosos e todos os profissionais de saúde.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 23/03/2020 - 11:45
Link

A campanha de vacinação contra Influenza/H1N1 foi iniciada na manhã desta segunda-feira (23), em Itabela. De acordo com a secretaria municipal de saúde, a primeira fase da campanha se estende até o dia 22 de abril e é destinada a idosos a partir de 60 anos e todos os profissionais de saúde. As unidades estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.

“As vacinas foram distribuídas em todas as unidades, juntamente com estratégias para evitar a aglomerações, o que é contraindicado nesse momento devido a pandemia do coronavírus. Os idosos entrarão nas salas sozinhos. Ainda temos vacinação domiciliar em alguns casos” disse a secretária municipal de saúde, Wadla Cassiano. 

O Ministério da Saúde antecipou o início da campanha, de abril para março. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, as autoridades de saúde aconselham as pessoas a tomarem. A vacina auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, uma vez que os sintomas são parecidos. A proteção também ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A secretaria pediu o apoio da população para cooperar com o isolamento domiciliar em prevenção do coronavírus “Saliento que é inevitável as pessoas que trabalham na saúde também adoecerem, por isso é importante que a população coopere com o isolamento domiciliar, independente de sintomas. Isso irá contribuir muito” frisou Wadla.

Para receber a vacina basta apenas apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS.

Público-Alvo
Após a primeira fase, será iniciada a segunda, a partir do dia 16 de abril e é destinada professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos não transmissíveis, comorbidades e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase ocorrerá a partir do dia 9 de maio e contemplará, crianças de 6 meses a menores de 6 anos,  adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mulheres em fase de pós-parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estiverem sob medidas socioeducativas.
 

MAIS NOTÍCIAS