Secretário de saúde de Guaratinga pede demissão
Rodrigo Moreira Reis estava posto desde o início da gestão da prefeita Christine Pinto

Redação BAHIA DIA A DIA - 19/12/2017 - 00:19
Link

Rodrigo Moreira Reis estava posto desde o início da gestão da prefeita Christine Pinto. (Foto: Arquivo/BAHIA DIA A DIA)

O secretário municipal de saúde de Guaratinga, Rodrigo Moreira Reis, pediu demissão do cargo, nesta terça-feira (19). No posto desde o início da gestão da prefeita Christine Pinto (PSD), ele publicou uma nota por meio das redes sociais:

“Afasto-me em harmonia e agradecido de ter feito parte de um momento da administração, com cabeça erguida e de voz levantada para assumir outras missões políticas e pessoais, com a certeza da consciência limpa e do dever cumprido”, afirma em parte do texto.

O pedido de saída do secretário que era visto com um dos nomes mais próximos da prefeita, mostra o forte desgaste da atual gestão, em meios à tantas denúncias e rejeição popular.

Conforme informações do meio político, o pedido de demissão de Rodrigo está ligado à uma possível “pressão interna” que ele estaria recebendo para renunciar ao cargo, tendo em vista a grande rejeição perante aos servidores do setor da saúde.

Ele deixa o cargo marcado também pela denúncia da “Máfia das AIH's" que foi destaque em mídia nacional, onde conforme denúncia apresentada ao MPE, o hospital Joana Moura recebeu dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) por cirurgias não realizadas. Além do Secretário, a diretora da unidade e a prefeita Christine irão responder pelas denúncias.

O questionamento popular é se o secretário teria uma “carta na manga” neste momento. Eis a questão. O nome do próximo secretário ainda não foi divulgado, mas especula-se um nome que já ocupou o cargo em gestões anteriores. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso. 

Veja a íntegra da nota emitida pelo secretário:

Em primeiro lugar quero agradecer a Deus pela oportunidade que me foi dada. Este desafio me fez bem, não me furtei às críticas às vezes justas, outras sem qualquer balizamento, mas enfrentei-as de frente e não me omiti de forma alguma de rebatê-las, contestá-las ou aceitá-las. Formamos, dentro das limitações, uma equipe séria, inovadora e comprometida, que tem como único sentido a melhoria da saúde pública de nossa cidade. Fizemos neste um ano de gestão uma verdadeira mudança nas estruturas da saúde, principalmente no hospital e na atenção aos programas federais (academia da saúde e NASF) e uma ambulância nova para SAMU. Além disso, trouxemos novos instrumentos para o hospital, que não via há anos uma renovação no seu contingente de equipamentos. Retornamos médicos com especialidades que o povo ensejava e idealizamos uma nova metodologia de trabalho. Por fim, quero agradecer a todos os funcionários da saúde, independentemente de serem efetivos ou contratados, ou de sua posição partidária ou ideológica, do mais simples servidor ao mais graduado pela atenção a mim dispensada nestes 12 meses, e reagradecer a prefeita Christine Pinto pela confiança e parceria de sempre e a todos que compõem o Governo, a quem desejo toda felicidade do mundo na condução das respectivas pastas. A todos os vereadores, situação e oposição, com quem mantive uma relação fraterna e de constante parceria, agradeço também a minha família que sempre esteve ao meu lado. Enfim, a todos que dividiram comigo todas as alegrias, tristezas, rancores, decepções e conquistas. Agradecer a população pelo crédito dado, por acreditar na nossa forma de fazer gestão e reafirmar a nossa disposição de continuar servindo em qualquer momento, devotando a ela todos os esforços para melhoria da qualidade de vida e me colocando como amigo em qualquer ensejo ou reivindicação que possa colaborar. Afasto-me em harmonia e agradecido de ter feito parte de um momento da administração, com cabeça erguida e de voz levantada para assumir outras missões políticas e pessoais, com a certeza da consciência limpa e do dever cumprido, com a convicção plena que o próximo gestor da saúde encontrará uma estrutura bem melhor do quê a que recebi em janeiro deste ano. Se mais não pude fazer, não foi por falta de tentativas, não me faltou disposição. Saio com a certeza inata do dever cumprido. Assim, encerro desejando a todos que permanecerem muita sorte e que consigam atender as demandas de nossa população sofrida.

Rodrigo M. Reis

MAIS NOTÍCIAS