Eunápolis: secretária anuncia intensificação da vacina contra febre amarela

Ascom-Secretaria de Saúde - 24/01/2017 - 10:49
Link

“A vacinação contra febre amarela será intensificada no município de Eunápolis através da reabertura das salas de vacina em mais doze Unidades Básicas de Saúde que deverão estar atendendo à população até o final deste mês de janeiro”. Foi o que garantiu a secretária de saúde de Eunápolis, Stela dos Santos Souza, em entrevista à TV Santa Cruz, na manhã desta segunda-feira [23] em seu gabinete, na sede do SMS.

“Ao assumir a gestão encontramos várias unidades de saúde fechadas há pelo menos 90 dias porque os contratos de trabalho foram cancelados, conforme nos foi informado. Para voltar a atender à população, o prefeito Robério Oliveira abriu processo seletivo de emergência, através de edital publicado no Diário Oficial, o que vai permitir contratar novos profissionais não só para as UBS como para os CAPS”, frisou.

Até agora, 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram reabertas. Até o final deste mês de janeiro serão mais 12 UBS, como informou a secretária Stela Souza. Por enquanto, a secretaria de Saúde de Eunápolis disponibiliza a vacina contra febre amarela e outras doenças do calendário de imunização do cidadão nas UBS dos bairros Pequi, Antares, Moisés Reis, Juca Rosa, Alecrim e Dinah Borges.

POPULAÇÃO EM ALERTA

A procura dos pacientes pela vacina contra a febre amarela triplicou no mês de janeiro em todo o país. A população ficou em alerta após um surto da doença que causou mais de 25 mortes em Minas Gerais este ano e duas no noroeste paulista. No entanto, a secretária garantiu que não há motivo para a corrida aos postos de saúde tendo em vista que a cobertura está garantida a todos que dela precisem.

“Duas doses da vacina valem por toda a vida: em crianças, aos 9 meses e aos 4 anos, e em adultos, com um intervalo de 10 anos entre as doses. Por causar reações, como qualquer outra vacina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a vacina para pessoas com doenças que provocam baixa imunidade; idosos com mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo seja feita somente após avaliação médica”, alertou.

A secretária de Saúde de Eunápolis, que também é presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS) informou que o estado vai ampliar a vacinação em cidades do extremo sul da Bahia que fazem limite com Minas Gerais, inclusive Eunápolis, e em Vitória da Conquista. “Para isso, um estoque extra da vacina deve ser enviado pelo Ministério da Saúde já na próxima semana”. Reiterou.

 

MAIS NOTÍCIAS