Agentes de endemias paralisam atividades por falta de pagamento
Servidores também reclamam da falta de condições de trabalho

Redação/Bahia Dia a Dia - 17/05/2016 - 08:59
Link

Agentes de endemias paralisam atividades por falta de pagamento. (Foto: Alex Gonçalves/Bahia Dia a Dia)Os Agentes de combate a Endemias de Itabela paralisaram os trabalhos na manhã desta segunda-feira (16), devido ao atraso dos salários. Segundo os servidores, o pagamento do 32 agente é feito até o dia 10 de cada mês, mas a secretaria de saúde ainda  não informou quando pagará o vencimento do mês de abril.

O supervisor de campo Fábio Souza disse que a situação é critica. “Temos um papel importante que é a prevenção de doenças, mas a prefeitura não tem dado importância ao trabalho dos agentes, a prova disso são os salários atrasados.” Acrescentou.

De acordo com os servidores, o secretário de saúde, Sidney Teixeira de Souza, não foi encontrado em seu local de trabalho, e ao ser procurado pelos servidores em sua casa, informou que não resolve assuntos de trabalho em sua residência. 

O BAHIA DIA A DIA foi até a secretaria municipal de saúde , mas a equipe foi informada que o secretário estava em Eunápolis e só atende no local a partir das 15h.

Os trabalhadores disseram que não retomam suas atividades enquanto não receberem o salário atrasado. Com a paralisação, a população de Itabela está mais vulnerável à tríplice epidemia: Dengue, zika Vírus e chikungunya.

Falta de condições de trabalho 
Servidores reclamm da falta de condições de trabalho. (Foto: Alex Gonçalves/Bahia Dia a Dia)

Outra problemática que os agentes de endemias vêm enfrentando é a falta de condição de trabalho. Eles estão insatisfeitos com o novo local que a secretaria de saúde alocou, pois não possui condições mínimas de higiene, não possui banheiro, pia, nem iluminação adequada, além de faltar materiais mínimos como papeis gráficos e Epis. “È um total desrespeito com a nossa categoria” comentou um servidor.

MAIS NOTÍCIAS