1ª conferência livre com mulheres envia propostas para encontro nacional
Evento reuniu várias lideranças do Território Costa do Descobrimento.

Rai Alves/Bahia Dia a Dia - 13/11/2015 - 21:20
Link

A primeira conferência livre com Mulheres de Itabela que aconteceu nesta sexta-feira (13), na Câmara de vereadores, reuniu várias lideranças do território costa do descobrimento, onde abordaram o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” tendo em vista a participação de Itabela na IV Conferência Nacional de Mulheres que acontece no mês de dezembro em Brasília.

Durante a conferência, foi discutido a situação da mulher em Itabela, bem como o alto índice de violência a que as mulheres do território estão submetidas. Após as palestras de abertura os grupos de trabalho foram divididos em quatro eixos temáticos: 01: Contribuição dos Conselhos dos direitos da mulher efetivando a igualdade de direitos e oportunidade em sua diversidade e especificidade. 02: Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e Federal. 03: Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. Eixo Temático 04: Sistema Nacional de Políticas para as mulheres. As discussões resultaram em várias propostas que serão encaminhadas para o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher em Brasília durante a Conferência Nacional.

1ª Conferência livre com mulheres envia propostas para conferência nacional. (Foto: Rai Alves/Bahia Dia a Dia)

Para a presidente da Associação das Mulheres do Município de Itabela (AMMI), Auzair Barbosa a conferencia foi de grande importância “Vivemos em uma sociedade com forte viés discriminatório, onde a igualdade de oportunidade não é igual para todos e essa situação exige de nós mulheres um exercício continuo do nosso papel enquanto cidadã e está conferencia é um exemplo disso ” concluiu Auzair.

Participaram da I conferência, Izelia da Silva, assessora de mulheres do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET); Benedita Ribeiro, Coordenadora do Núcleo Diretivo do Território Costa do Descobrimento , Suzana Rabero, membro do coletivo flores de Dandara- Eunápolis, Maria das Graças, representante das mulheres no extremo Sul da Bahia, Adilton Santos (PT),Assessor parlamentar, Welington Santos, Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabela , Valdemar de Almeida, MST, Raimundo Alves Associação dos Dirigentes Culturais do Estado da Bahia (ASIMCBA) e representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), do consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC) e do Colegiado da Costa do Descobrimento.

O evento teve o apoio da Rádio Cidade FM, Bahia Dia a Dia e Câmara Municipal de Vereadores de Itabela.

MAIS NOTÍCIAS