Saiba mais sobre a operação da Polícia Federal em Itabela
Ex-prefeito Osvaldo Caribé foi liberado após prestar depoimento.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 25/04/2017 - 23:47
Link

Sede da Polícia Federal em Porto Seguro. (Foto: Alex Barbosa/BAHIA DIA A DIA)

O ex-prefeito de Itabela, Osvaldo Gomes Caribé (PMDB), foi ouvido e liberado na manhã desta terça-feira (25), após ter sido alvo de um mandado de condução coercitiva para prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Porto Seguro. Ele é um dos investigados da Operação Harpócrates, que investiga o desvio de mais de 1 milhão de reais destinados á construção de uma creche pro infância em Itabela.

Ex-prefeito, Osvaldo caribé deixa a sede da PF após depoimento. (Foto: Alex Barbosa/BAHIA DIA A DIA)

O ex-gestor foi ouvido pelo o delegado Carlos Tenório e liberado horas depois. De acordo as investigações da policia, ainda não nenhuma confirmação da participação de Caribé nos crimes apontados. A condução do ex-gestor, foi relacionada à pagamentos para empresas investigadas com cheques assinados por ele, o que levou a PF à querer assegurar a veracidade do depoimento.

Uma ex-funcionária pública que não teve o nome revelado também foi ouvida na sede da PF.  

EMPRESAS INVESTIGADAS

Denominada de “Harpocrates”, que é o nome de um deus da mitologia egípcia que protegia as crianças. A operação investiga uma quadrilha que desviou recursos públicos federais repassados ao município entre os anos de 2010 e 2012.  Ma mira da investigação foram expedidos seis mandados de condução coercitiva e oito mandados de busca e apreensão em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Também foram executados mandados de busca e apreensão contra os diretores de três empresas ligadas no esquema nos municípios: SPT Santana Construção LDTA, RS Contabilidade e Aliança Pinturas e Reformas LTDA.

Dinheiro estava escondido em cima de um ar condicionado e dentro de um sofá. (Foto: BAHIA DIA A DIA)
Na casa de um dos sócios da empresa da Aliança Pinturas e Reformas LTDA, no município de São Francisco do Conde, a policia encontrou uma grande quantidade de dinheiro que estava escondida em cima de um ar condicionado e dentro de um sofá. O valor não foi divulgado.
 
SOBRE A OPERAÇÃO

Creche abandonada desde 2010 se encontra com péssimas condições estruturais. (Foto: Alex Barbosa/BAHIA DIA A DIA)

De acordo com a PF, as investigações comprovaram que recursos da ordem de mais de R$ 1 milhão que vinham do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), deveriam ter sido empregados na construção de uma creche/escola de educação infantil em Itabela, dentro do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Pro-infância. 

A creche pro infância fica entre os bairros Pereirão e Bandeirantes. Por não ter sido concluído está abandonada desde 2010 e se encontra com péssimas condições estruturais.

Notícias relacionadas:
PF deflagra operação para combater desvio de recursos públicos em Itabela

MAIS NOTÍCIAS