ICMBIO ainda não descartou possibilidade da lama atingir abrolhos

C. Silveira/ Bahia Dia a Dia - 02/02/2016 - 10:40
Link

Seis pesquisadores do instituto chico mendes saíram do espírito santo semana passada e estão na região de abrolhos, sul da Bahia, fazendo coleta de sedimentos, água, peixes e corais para análise.

O material vem sendo coletados desde a foz do rio, que está tomada pela lama, e serão comparados em laboratório, com as amostras de abrolhos, para identificar se alguma substância presente no mar da região é proveniente da lama da barragem que se rompeu em mariana.

No último dia 27, a Samarco divulgou que a lama não atingiu o arquipélago de abrolhos, mas o instituto chico mendes ainda não descartou essa possibilidade e continua monitorando a área, desde que surgiu uma mancha no mar no início desse ano.

O secretário de meio ambiente de Caravelas, Fábio Negrão, que acompanhou a expedição do ICMBIO, disse que mesmo sem nenhuma mancha nesse momento, a região pode sofrer um problema crônico no futuro. “Abrolhos continua o paraíso de águas claras, mas as condições climáticas podem mudar e trazer esses sedimentos para cá, criando um problema para o meio ambiente, turismo e comunidade pesqueira que é grande por aqui”, completou Fábio.

Noticias relacionadas:
Secretário de meio ambiente nega que lama já tenha chegado a Bahia
Lama de Minas Gerais pode afetar recifes de corais de Abrolhos na Bahia

 

MAIS NOTÍCIAS