Secretário de meio ambiente nega que lama já tenha chegado a Bahia
Secretário diz que viu mancha em Abrolhos, mas não sabe se é lama.

C. Silveira/ Bahia Dia a Dia - 08/01/2016 - 20:30
Link

Secretário diz que viu mancha em Abrolhos, mas não sabe se é lama. (Foto: Manu Dias/ GOVBA)

Desde ontem a mídia não fala em outro assunto: "Lama da Samarco pode ter chegado ao Sul da Bahia". Alguns noticiários chegaram a dizer que os rejeitos estariam chegando em Porto Seguro e Trancoso. O fato é que nada disso foi confirmado.

Após reunião ontem à tarde, a presidente do Ibama declarou que foram avistadas, por satélites, manchas no mar próximo ao Arquipélago de Abrolhos, e que pode ser lama. Em sua declaração ela não afirmou que a mancha seria proveniente dos rejeitos da barragem que se rompeu em Mariana.

Nessa sexta-feira (08), o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugenio Spengler, sobrevoou a região de Abrolhos e disse que foram constatadas as manchas no mar, mas ainda não está comprovado tecnicamente que são provenientes da lama que atingiu o rio doce. "Não podemos descartar nenhuma possibilidade, inclusive de que pode não ser essa lama. Amostras da água serão colhidas e encaminhadas para análise, só assim saberemos a real origem da mancha" Destacou o secretário.

A análise deve ficar pronta em até 15 dias. Enquanto isso, banhistas do sul da Bahia podem ficar tranquilos e aproveitar os dias de verão, pois as águas não estão contaminadas como muitos de maneira irresponsável noticiaram.

Prefeitura de Porto Seguro emite nota de esclarecimento

A respeito das matérias publicadas por parte da imprensa, que informam que a lama que vazou da barragem de Mariana (MG) atingiu a região de Porto Seguro, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro esclarece algumas informações:

- As praias da região de Porto Seguro estão 100% liberadas para o uso normal;

- Após sobrevoo realizado por técnicos da prefeitura, não foi notada qualquer mancha anormal nas águas do litoral de Porto Seguro;

- Segundo o IBAMA, a mancha, que ainda não foi comprovada tecnicamente ser proveniente de Mariana, foi avistada na região de Abrolhos, que fica mais de 150 km de Porto Seguro;

A Prefeitura Municipal de Porto Seguro reitera que está acompanhando a situação de perto e compromete-se a se posicionar em caso de novidades.

 

MAIS NOTÍCIAS