Rodovia BR-101 é liberada após bloqueio de manifestantes
Grupo formado por servidores da saúde pedia agilidade no enquadramento da categoria.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 06/09/2017 - 16:14
Link

Rodovia BR-101 é liberada após bloqueio de servidores. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

O trecho da BR-101 em Itabela foi liberado por volta das 15h30 pelo grupo de servidores da saúde quase três horas após ser bloqueada, nesta quarta-feira (6). O grupo formado por agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, reivindicaram a agilidade no enquadramento do plano de cargos, carreiras e remuneração - PCCR, dos servidores da categoria.

Segundo o presidente do Sindiacser, que defende os servidores, Tobias Albino dos Santos, a manifestação foi necessária para que a lei municipal possa ser cumprida. “ Estamos há mais de um ano na luta buscando o enquadramento dos servidores, que é colocar cada um no nível que lhe pertence. Fizemos os projetos e encaminhamos a prefeitura, mas até o momento não tivemos êxito” disse.

Ainda conforme o presidente do sindicato, o enquadramento que garante os benefícios da categoria foi sancionado desde junho de 2016, na gestão do ex-prefeito, Junior Dapé, mas não foi colocado em prática.

Servidores colocaram ganhos de arvores e queimaram pneus.(Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)
Para fazer o bloqueio, os servidores colocaram ganhos de arvores e queimaram pneus. Por conta da manifestação, uma fila de veículos se formou nos dois sentidos da rodovia. Diversos motoristas ficaram revoltados com a situação.

DIÁLOGO ABERTO 

O BAHIA DIA A DIA entrou em contato com a secretária de saúde do município, Wadla Casiano, que disse que uma reunião que estava marcada para a manhã de hoje, onde seria discutido o assunto com o presidente do sindicato, mas ele não compareceu. “A reunião estava marcada para hoje cedo, eu e o prefeito, Luciano Francisqueto ficamos aguardando o presidente do sindicato, Tobias Albino que não chegou no horário marcado e por isso entendemos que ele não viria para a reunião. O prefeito precisou sair para cumprir outras funções em sua agenda" comentou. 

A secretaria informou ainda que o prefeito sempre esteve empenhado para que o enquadramento seja feito para a categoria “ Itabela foi um dos primeiros municípios a criar a comissão para analisar e levantar o perfil de todos os servidores que têm direito. Todo levantamento já foi enviado ao RH da prefeitura. Estamos fazendo tudo baseado na lei, para que tenhamos todas as garantias jurídicas e possamos dar uma melhor garantia para os servidores”.

Prefeito Luciano Francisqueto disse que sempre manteve o diálogo aberto com os sindicatos . (Foto: Arquivo/BAHIA DIA A DIA)
Já o prefeito Luciano Francisqueto disse ter ficado surpreso, visto que sempre manteve o diálogo aberto com os sindicatos “É uma surpresa porque sempre tivemos o diálogo aberto com todas as categorias e não esperava essa atitude. Estamos tomando todas as providencias sobre enquadramento dos servidores, mas não posso agir por impulso, vamos fazer tudo baseado na lei. Mas a manifestação foi um ato democrático, temos que respeitar" disse Luciano.

MUNICÍPIOS BUSCAM POR ENQUADRAMENTO

Presidente do Sindiacser, responsável também pelo município de Eunápolis.  (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)
De acordo com a informação, a maioria dos municípios que possuem a representatividade do sindicato SINDIACSER, ainda não fizeram os enquadramentos em seus respectivos municípios. 

Em Eunápolis, onde é a sede da associação, o enquadramento dos servidores ainda está sendo encaminhado. Municípios como Guaratinga, Belmonte, Itagimirim, Porto Seguro, ainda estão em processo de cumprimento da lei.
 

MAIS NOTÍCIAS