Caminhada celebra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Porto Seguro

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro - 13/06/2017 - 10:35
Link

No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado na data de 12 de junho, Porto Seguro se manifestou contra esta violação de direitos da criança e do adolescente com uma caminhada, realizada pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A concentração aconteceu na Praça do Relógio, partindo ao som de mini trio e Fanfarra Resgate da Igreja Adventista, seguido por colaboradores municipais e pessoas da comunidade. A caminhada seguiu o trajeto pelo centro, passando pela Avenida 22 de Abril, Getúlio Vargas, encerrando-se na Praça Visconde de Porto Seguro, próximo à Tarifa dos Pescadores. A programação do dia também envolveu apresentação teatral Circomics, com a Família Mystica Volante, na tarde da Praça da Caixa d'Agua, no Bairro Frei Calixto.

O objetivo desta ação é conscientizar e alertar a comunidade, além de informar sobre os serviços do Peti para combater o trabalho infantil. A coordenadora, Murielli dos Santos, diz que o município tem um diagnóstico feito em 2015 e atualizado anualmente, que aponta a ocorrência de trabalho de menores em feiras livres, praias, pontos turísticos, transporte alternativo  e em eventos festivos. “Fazemos o trabalho de articulação junto a entidades sociais, governamentais e comunidade no sentido de garantir os direitos, promover possibilidades de empoderamento da família, encaminhamento para serviços socioassistenciais e ser ponte para o mercado de trabalho legal através do Programa Jovem Aprendiz”, conta, enfatizando esta grande preocupação da gestora, Cláudia Oliveira.

A idade mínima para o trabalho no Brasil é de 16 anos, com única exceção para aprendizagem, de forma regulamentada no Programa Jovem Aprendiz, a partir dos 14 anos.

MAIS NOTÍCIAS