Etapa avançada: 21 candidatos aptos na eleição do conselho tutelar em Itabela
Os candidatos foram submetidos a prova de conhecimentos no último domingo, dia 30.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 31/07/2023 - 18:58
Link

No último domingo, 30 de julho, o Colégio Municipal de Itabela foi palco de um momento importante para a comunidade local. A prova de conhecimentos marcou mais uma fase do processo de seleção dos membros do Conselho Tutelar, contando com a participação de 21 inscritos, que buscam contribuir para a proteção e promoção dos direitos da infância e adolescência no município. (VEJA O GABARITO) ( VEJA O RESULTADO) 

Os candidatos enfrentaram duas semanas de intenso aprendizado, com diversos professores, que abordaram todo o conteúdo programático do edital, oferecendo um sólido suporte de conhecimento para os concorrentes na hora da prova.

O presidente do CMDCA/ITA, Gutemberg Pellegrini, enfatizou a importância da prova como um meio para garantir que os candidatos possuam o conhecimento técnico e prático necessários para o cargo. "O Conselho Tutelar desempenha um papel de extrema relevância em nossa comunidade. Ele é responsável por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um marco legal essencial para garantir os direitos fundamentais de nossas crianças e jovens. Diante disso, é imprescindível que os membros do Conselho Tutelar estejam bem preparados para lidar com situações complexas e sensíveis", afirmou Pellegrini ao BAHIA DIA A DIA.

Presidente do CMDCA/ITA, Gutemberg Pellegrini. (Foto: Divulgação)

O processo seletivo foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Secretaria de Educação, além do apoio imprescindível da Prefeitura de Itabela e da Comissão Especial Organizadora. A colaboração dessas entidades foi fundamental para garantir a eficácia, transparência e imparcialidade do processo seletivo, que é composto por diversas etapas.

A próxima etapa, de acordo com o edital, consiste na convocação dos candidatos para a avaliação médica, demonstrando a preocupação das autoridades envolvidas com a saúde física e emocional dos futuros conselheiros. É essencial que os membros do Conselho Tutelar estejam em plena condição para exercer suas responsabilidades com dedicação e comprometimento. ( VEJA A CONVOCAÇÃO DA AVALIAÇÃO MÉDICA)

A prova final está programada para o dia 01 de outubro, quando os candidatos terão a oportunidade de demonstrar, mais uma vez, suas habilidades e conhecimentos, garantindo um processo seletivo robusto e justo. A função pública de conselheiro tutelar no município oferece cinco vagas com carga horária de 40 horas semanais, para um mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028. 

Os conselheiros eleitos assumirão uma importante missão de proteger e assegurar os direitos das crianças e adolescentes de Itabela, zelando pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e atuando ativamente em casos de violação desses direitos.

MAIS NOTÍCIAS