Suspensão de professores gera impasse entre alunos e direção da Unesul
Cerca de 14 professores tiveram seus contratos suspensos da faculdade e foram substituídos.

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 04/07/2020 - 11:15
Link

Um grupo de alunos Unesul - UNIFTC, pólo Eunápolis, fizeram na manhã de quinta-feira (02) uma manifestação on-line em favor dos professores da universidade que tendo seus contratos suspensos.

Segundo informações da comissão de estudantes, essa manifestação está ocorrendo em todos os Pólos da UNIFTC: “Nós, alunos da rede UNIFTC, viemos a público manifestar o nosso repúdio e indignação em decorrência das declarações da própria instituição mantenedora, sobre as suspensões sem remuneração  e drástica diminuição de carga horária, em diversos polos da rede”

Segundo a comissão, a prática é abusiva e essa ação vai prejudicar tanto os professores e citam que muitos desses professores só tem essa atividade remunerada: “A referida suspensão acarretará sérios problemas aos docentes nesse momento de crise, haja vista que muitos só possuem essa fonte de renda.”

Outro problema apontado pelos alunos, é que a suspensão não dá garantia de retorno ao trabalho após passado esse período, ou seja, os professores podem ficar sem emprego. “A possibilidade de retorno desses professores é remota uma vez que foi autorizado pelo MEC a oferta de 40% das disciplinas na modalidade de ensino semipresencial, “questiona os alunos.

Em uma reunião realizada na noite de quinta-feira (02) com lideranças do movimento e com a diretoria da faculdade, foi dito que as suspensões dos contratos estavam sendo realizadas por causa da crise financeira o que para os alunos não faz sentido, “com EAD os custos diminuem de uma forma muita significativa.” 

A UNIFTC emitiu uma nota desmentindo as informações a respeito das demissões de professores. A nota explica que essa atitude tomada pela universidade foi em acordo com os professores e que só aconteceu devido à situação de pandemia que o país está atravessando: “É sabido que, com a pandemia e as medidas restritivas de distanciamento social, foi necessário adequar as rotinas acadêmicas a uma nova realidade e, por isso, passamos a oferecer a modalidade de ensino remoto mediado por tecnologia de informação e comunicação.” Em relação a suspensão dos contratos, a UNIFTC explica: “cerca de 14 docentes ao todo) receberam a proposta de suspensão temporária de seus contratos de trabalho. A medida, que é prevista em convenção coletiva e que resguarda o vínculo do professor com a instituição, já foi aceita por 8 professores. Apenas 3 professores foram contrários a ação e 3 ainda não deram um retorno.”

Para a direção da universidade, A iniciativa foi tomada pensando em quando a situação for normalizada, os professores possam ser convocados mais rápidos e sem burocracia. 

E encerra a nota afirmando o compromisso com os alunos e funcionários de todas as unidades.

Seguem notas na íntegra:

Nota alunos:

Nós, alunos da rede UNIFTC, viemos a público manifestar o nosso repúdio e indignação em decorrência das declarações da própria instituição mantenedora, sobre as suspensões sem remuneração e drástica diminuição de carga horária, em diversos polos da rede. 

A prática é abusiva, considerando o momento de Pandemia que estamos vivendo e tendo em vista a possibilidade de suspensão do contrato de trabalho pela MP 936/2020. 

A referida suspensão acarretará sérios problemas aos docentes nesse momento de crise, haja vista que muitos só possuem essa fonte de renda. Além disso, a possibilidade de retorno desses professores é remota uma vez que foi autorizado pelo MEC a oferta de 40% das disciplinas na modalidade de ensino semipresencial. 

Tal fato representa descumprimento de contrato, pois os cursos contratados são na modalidade presencial. 

Não concordamos com essa prática abusiva e exigimos que nossas aulas sejam ministradas pelos professores locais.

Nota Unisul:

A Rede UniFTC, mantenedora das Faculdades Integradas Unesulbahia, vem a público esclarecer que não são verdadeiras as informações sobre cortes no corpo docente compartilhadas nas redes sociais. Ao contrário do que está sendo divulgado, nenhum professor foi desligado até o momento.

É sabido que, com a pandemia e as medidas restritivas de distanciamento social, foi necessário adequar as rotinas acadêmicas a uma nova realidade e, por isso, passamos a oferecer a modalidade de ensino remoto mediado por tecnologia de informação e comunicação. Neste cenário e frente à crescente inadimplência, dificuldade na captação de novos alunos e aumento da evasão, torna-se necessária a revisão das necessidades acadêmicas no que diz respeito ao quadro docente e infraestrutura para as atividades do próximo semestre. 

Como é habitual que se aconteça em instituições de ensino superior, o corpo docente será readequado de acordo com a oferta de disciplina para o próximo semestre. Para tanto, visando preservar os empregos, alguns professores (cerca de 14 docentes ao todo) receberam a proposta de suspensão temporária de seus contratos de trabalho. A medida, que é prevista em convenção coletiva e que resguarda o vínculo do professor com a instituição, já foi aceita por 8 professores. Apenas 3 professores foram contrários a ação e 3 ainda não deram um retorno. 

A intenção da iniciativa é que, assim que situação for normalizada, esses professores poderão ser convocados sem maiores entraves ou demoras burocráticas. Os professores em licença poderão continuar utilizando o plano de saúde oferecido pela Instituição, além de outros benefícios salvaguardados pela manutenção do vínculo empregatício. 

Desde o início da pandemia, a Faculdade Unesulbahia, através da Rede UniFTC, tem adotado medidas que garantem a qualidade do ensino, apesar das muitas restrições surgidas no período. Foram criadas alternativas para que alunos afetados pela crise não precisasse interromper os estudos, com os dois editais do Plano de Apoio ao Aluno. Além disso, a Instituição manteve seu compromisso com a comunidade através de ações sociais, de doação de alimentos às famílias carentes e máscaras de proteção aos profissionais de saúde da rede pública.

Comprometida em seguir com a oferta de um Ensino Superior de qualidade, a Rede UniFTC informa que está seguindo todas as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde para reiniciarmos o próximo semestre em agosto. 

Reforçamos nosso compromisso com a comunidade acadêmica, que envolve não só os nossos estudantes e suas carreiras, mas também todos os docentes e profissionais que trabalham nos setores administrativos das unidades.”

MAIS NOTÍCIAS