Economista Guaratinguense lista soluções para municípios driblar crise na pandemia
BAHIA DIA A DIA entrevistou Arnold Prado, que listou soluções que podem ser adotadas pela administração pública frente a esse período de crise.

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 18/06/2020 - 07:57
Link

Além de afetar o setor da saúde, a pandemia do coronavírus gerou impacto negativo também na área econômica. Já é possível perceber o crescimento no fechamento de empresas, desemprego, queda de arrecadação, endividamento e empobrecimento. Gerir esse momento de crise financeira e evitar a propagação dos vírus está sendo uma tarefa árdua principalmente para os governantes, que precisam lidar de maneira ágil e eficaz com esse cenário conturbado para evitar prejuízos ainda mais significantes.

O BAHIA DIA A DIA entrevistou o economista Arnold Prado, que listou algumas soluções que podem ser adotadas pela administração pública frente a esse período de crise. “Resguardar vidas e restabelecer a economia é o eixo principal. Os políticos precisam envolver forças produtivas e a área médica em busca de soluções rápidas, pois é inconcebível o sofrimento da população, principalmente a mais carente. Espera-se dos governos mais investimentos na área da saúde e políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda na economia local”, frisou o economista.

Na região, Eunápolis e Guaratinga estão retomando a abertura gradual do comércio, e o de Itabela funciona apenas meio período. Sobre o fechamento do setor comercial, Arnold Prado sugeriu cautela. “O comércio é o maior gerador de emprego e renda da região e o fechamento precipitado precisa ser revisto, pois se o desemprego ‘bate na porta’, a maioria das famílias não tem com o que se alimentar”, esclareceu.

Epicentro da covid-19 na Costa do Descobrimento, Eunápolis possivelmente atravesse a maior problemática da região em relação à doença e ao setor econômico. Prado afirma que a situação é mais grave no município devido à dimensão do comércio. “Eunápolis é um polo que vários municípios vizinhos dependem. Então esse descontrole da pandemia gera um desconforto geral. Esse problema precisa ser administrado e o governo está perdido na questão da pandemia e no problema da economia, não está tendo ação efetiva”, pontuou.

Para o economista, que também é pré-candidato a prefeito do municipio de Guaratinga, a cidade é um dos que mais sofre com a crise econômica na região, pois já está fragilizado. “Guaratinga vem sofrendo crises políticas e administrativas, que empurraram o município para o enfraquecimento e o empobrecimento. O município é quase indefeso para atravessar a crise tanto na área da saúde, quando econômica”, justifica Arnold Prado.

Por outro lado, segundo o economista, segue o município de Itabela. De acordo com o profissional, a gestão pública tem conseguido resultados positivos na luta contra o coronavírus e a crise econômica. “A gestão tem trabalhado de maneira inteligente e conseguindo resultados, convocando a participação popular, a área do comércio, os líderes religiosos. Parabenizo ao gestor, que está dando exemplo de maturidade e capacidade administrativa. É modelo para os conterrâneos, principalmente Guaratinga”, frisou.

Seja na área da saúde ou econômica, a pandemia tem gerado diversos efeitos negativos para todo o mundo. Como não há previsão de finalização dessa crise global, resta ao povo esperar dos governantes ações eficazes para resguardar vidas.

MAIS NOTÍCIAS