Itabela instala túnel de desinfecção contra coronavírus
O equipamento foi implementado pela LIMPAR, empresa responsável pela limpeza do município.

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 02/05/2020 - 13:52
Link

A população de Itabela ganhou, na manhã deste sábado, um túnel automatizado de desinfecção contra o novo coronavírus. O equipamento chamado de “Túnel para Vida” foi instalado no centro da cidade próximo à agência da caixa econômica federal, local estratégico com grande circulação de pessoas. Outros pontos da cidade também receberão o equipamento nos próximos dias. 

O túnel tem extensão de aproximadamente três metros e foi desenvolvido com base em um modelo adotado na China, país asiático onde o Covid-19 foi descoberto. 

Prefeito Luciano Francisqueto e equipes da LIMPAR, testam o primeiro túnel de desinfecção contra coronavírus na cidade. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Itabela Luciano Francisqueto disse que o equipamento é inovador e trará resultados na cidade: “Itabela sai mais uma vez na frente e é a primeira cidade do extremo sul da bahia a trazer essa modernidade que irá somar às outras ações de prevenção ao covid-19 no município. ”. 

O equipamento foi implementado pela LIMPAR, empresa responsável pela limpeza do município. A empresa também já havia adotado outras técnicas, como vaporização e a desinfecção de locais públicos na cidade. 

O produto é próprio para humanos, portanto não irrita ou agride a pele e sua fórmula balanceada ataca a parte externa do vírus, a pasta extracelular, quebrando o vírus em partículas menores. Mas, a recomendação é que as pessoas que passam pelo túnel devam estar utilizando máscaras protetoras evitando inalação direta da solução.

“A desinfecção das pessoas que passam por dentro do túnel ocorre por meio da utilização de produtos à base de quaternário de amônia, cujo procedimento é validado pela Anvisa. Para que o composto possa agir na destruição do vírus, as pessoas precisam passar pela cabine de desinfecção de forma lenta, levando cerca de 15 segundos para percorrer os quase três metros de extensão.” disse Sandro Roseira, diretor da Limpar.

MAIS NOTÍCIAS