CDL de Itabela solicita decreto municipal para fechar comércio
De acordo com a CDL, prefeito recebeu a solicitação e deverá publicar próxima segunda-feira (23)

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 21/03/2020 - 17:15
Link

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabela - CDL divulgou neste sábado (21) uma carta aberta solicitando ao executivo um decreto municipal. O objetivo é suspender o funcionamento do comércio como prevenção ao coronavírus visando a proteção dos consumidores, colaboradores e empresários. A solicitação é que o comércio seja fechado de 23 á 31 de março.

Na carta, eles solicitam que seja fechado em forma de urência e emergência a parte do comércio que abrange lojas, agências e correspondentes bancários, além de casas loterias. Ou seja, locais de maior movimento e consequentemente maior proliferação do vírus. 

De acordo com Carlos Everton Rosa Lins, presidente da CDL, o decreto já existe em outros municípios da região: “O momento é de grande preocupação com a saúde pública e com o impacto econômico. A situação pede uma total atenção em prevenir casos. Por isso estamos solicitando ao executivo que faça um decreto municipal, como têm sido feito em outros municípios da região”.

Comissão foi formada entre os lojistas para debater assuntos exclusivos do coronavírus na cidade.(Foto: Divulgação)

O fechamento tem exceções. Deverão ser mantidos os serviços básicos, como: supermercados, mercados, açougues, padarias, farmácias, distribuidoras de gás, postos de combustível e serviços de delivery. Haverão também regras para o funcionamento e utilização dos serviços para evitar aglomerações.

Uma comissão foi formada entre os lojistas para debater assuntos exclusivos do coronavírus na cidade. Os responsáveis já receberam diversas opiniões e sugestões para a as regras aplicadas no comercio, bem como a preocupação com o impacto econômico que toda a cidade sofrerá nos próximos meses.

De acordo com a CDL, prefeito Luciano Francisqueto já recebeu a solicitação e deverá publicar próxima segunda-feira (23).

CORONAVÍRUS EM ITABELA - Conforme último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na cidade de Itabela não existe nenhum caso confirmado de coronavírus até a tarde deste sábado (21).

De acordo com a nota, existem doze casos de pessoas que retornaram de viagens á locais que já apresentam coronavírus, estes estão em monitoramento. Também não existem casos suspeitos.  

Até o momento, a Bahia contabiliza 34 casos.

MAIS NOTÍCIAS